Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias As pós-graduações mais procuradas em Engenharia Civil

As pós-graduações mais procuradas em Engenharia Civil

Revista QB - 04 de abril de 2019 1273 Visualizações
 As pós-graduações mais procuradas em Engenharia Civil
A área de Engenharia Civil forma profissionais capazes de projetar, gerenciar e executar obras e construções. Depois de cursar os cinco anos de faculdade e se registrar no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), muitos engenheiros buscam uma pós-graduação para ter uma carreira ainda mais especializada. 

Um levantamento realizado pela Revista QB mostra que, entre os cursos mais buscados no Quero Bolsa nessa profissão, há um interesse maior por opções a distância. Mais de 98% das buscas realizadas foram sobre aulas na modalidade EaD.

Pensando em todas as opções de pós-graduações destinadas aos engenheiros civis (mas que podem ser frequentadas por qualquer profissional que tenha interesse, desde que seja graduado), listamos os 10 cursos mais procurados nessa categoria. Confira:

As 10 pós-graduações mais procuradas em Engenharia Civil
1. Engenharia de Estruturas em Concreto
Essa especialização trará ao aluno todas as noções sobre os principais tipos de concreto, estruturas (e os problemas que podem ocorrer nela) relacionadas à Engenharia Civil, além das necessidades atuais da sociedade nesse quesito. Também auxilia o estudante a desenvolver pesquisas e dar andamento aos seus próprios projetos estruturais.

2. Engenharia Civil: Sistemas Construtivos de Edificações
O curso tem como objetivo capacitar engenheiros ou profissionais de áreas afins para atuarem nos diversos campos da construção civil, particularmente no setor de edificações. Ele capacita o estudante a entender quais são os procedimentos gerenciais mais eficientes e quais técnicas construtivas devem ser empregadas em cada caso.

3. Engenharia Civil e Arquitetura Sustentável
Nesse curso, o aluno receberá a Certificação Ambiental de Edificações e estudará como a Engenharia Civil e a Arquitetura podem contribuir para as construções sustentáveis, desenvolvendo soluções de baixo impacto ambiental na elaboração de projetos arquitetônicos e em edificações. São estudadas maneiras de se desenvolver edificações ecologicamente sustentáveis, visando otimizar o desempenho energético-ambiental para um menor impacto na natureza.

4. Engenharia da Gestão da Construção Civil
Essa pós-graduação foca na área técnica de uma empresa de engenharia, visando as tendências e realidades de mercado, perfil do cliente e planejamento de um empreendimento de maneira lógica e integrada, com uso racional e sustentável de recursos humanos e naturais. Além de engenheiros, essa especialização também é bastante procurada por profissionais da construção civil (inclusive técnicos e tecnólogos), alunos da pós-graduação e estudantes de outras áreas da engenharia.

5. Avaliação e Perícia na Construção Civil
Esse especialista poderá atuar na Justiça Federal e Estadual, auxiliar bancos em avaliações de imóveis para financiamento imobiliário, analisar e verificar problemas em construções. Após o curso, o aluno estará apto a fazer laudos técnicos avaliando os bens móveis e imóveis segundo a legislação e normas da ABNT, além de pontuar seus problemas. 

6. MBA em Engenharia Civil e Gestão de Empreendimentos Imobiliários
O curso é destinado a profissionais envolvidos com construção civil ou que pretendam trabalhar nessa área ou outras relacionadas, bem como aqueles que estão visando cargos executivos em suas empresas que exigem experiência na área da engenharia civil. 

7. Gerenciamento de Obras e Empreendimentos na Construção Civil
Essa pós-graduação procura levar ao estudante conhecimentos e habilidades referentes a projetos, planejamento, execução e gestão de obras. Isso possibilita uma melhoria da qualidade, da produtividade e dos resultados obtidos com a execução das obras, contribuindo para uma maior competitividade das empresas.

8. Estruturas de Concreto, Alvenarias, Fundações e Contenções
O aluno especializado nessa área terá conhecimentos sobre instruções normativas a respeito de projetos e execução de estruturas de concreto armado, alvenarias, fundações e contenções. Ele ainda aprenderá sobre as principais peças e componentes estruturais de edificações, obras de artes especiais e inspeção e recuperação de estruturas.

9. Estruturas para Construção Civil
A especialidade em engenharia de estruturas oferece conhecimento sobre a elaboração, execução e avaliação de projetos estruturais na área de construção civil, podendo atuar com vistorias e perícias de obras estruturais por meio de elaboração de projetos que atendam aos requisitos de economia e segurança.

10. MBA em Gestão de Infraestrutura e Facilities
O curso oferece conhecimento sobre todos os serviços relacionados com a infraestrutura predial e com a atividade que é desenvolvida pela empresa, independentemente da área de negócio. O aluno tem contato com ferramentas de gerenciamento e manutenções técnicas de instalações limpeza, segurança, paisagismo e outros serviços de suporte.

Pós-graduação com bolsas de estudo
Procurando dar sequência à vida acadêmica? O site Quero Bolsa oferece milhares de bolsas de estudo em diversas pós-graduações em todo o Brasil. São centenas de opções dedicadas à Engenharia Civil e a outras áreas de atuação.