Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Sindicato dos Engenheiros discute situação de pontes, viadutos e barragens no País

Sindicato dos Engenheiros discute situação de pontes, viadutos e barragens no País

Redação Costa Norte Comunicação - 11 de abril de 2019 976 Visualizações
Sindicato dos Engenheiros discute situação de pontes, viadutos e barragens no País

Seminário será na sede do sindicato, na Capital Foto: Reprodução/Internet

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) realiza no dia 16 de abril, às 13h, em seu auditório (rua Genebra, 25, 1º andar, Bela Vista, Capital), o seminário Pontes, viadutos, barragens e a conservação das cidades – Engenharia de manutenção para garantir segurança e qualidade de vida. O objetivo da atividade é reunir especialistas (confira abaixo a programação) que possam contribuir com diagnóstico da situação nos diversos segmentos e propor medidas técnicas e administrativas que tragam segurança à população e possibilitem o uso racional dos recursos públicos.

Na avaliação do presidente da entidade, Murilo Pinheiro, é mais que urgente reverter um cenário que se mostra “claramente precário e perigoso”.  Para o dirigente, tragédias como as ocorridas em Brumadinho (MG), em 25 de janeiro último, quando se rompeu uma barragem da mineradora Vale S.A., e no centro de São Paulo, em 1º de maio de 2018, quando um edifício desabou após um incêndio, além de episódios recentes com viadutos na Marginal do Rio Pinheiros e no acesso à Rodovia Presidente Dutra, são exemplos da situação vivida permanentemente no Brasil.

Ainda conforme Murilo, fundamental nessa discussão é o papel da engenharia. Assegurar a correta conservação de obras e estruturas não permite improvisos; exige coleta e análise de dados com precisão, planejamento e execução qualificada. A tarefa deve contar com o protagonismo dos profissionais da área tecnológica, que, por sua vez, precisam estar atentos a tal responsabilidade, afirma o presidente da entidade, Murilo Pinheiro.
 
A participação no seminário é gratuita e aberta ao público. Inscrições e mais informações pelo telefone (11) 3113 2641 e e-mail sindical@seesp.org.br. A atividade também será transmitida online pelo site do SEESP no Youtube.
 
Programação

13h – Abertura

13h30 – Palestras

Pontes e viadutos

Ciro Araújo – chefe da Seção de Engenharia de  Estruturas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT);

Fernando Mentone – presidente da Regional São Paulo do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco).
 
Barragens

Antonio Eduardo Giansante – professor titular da Universidade Mackenzie;

Cláudio Paiva de Paula – especialista em Regulação e Fiscalização em Recursos Públicos da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp).
 
Conservação das cidades

Maurício Marcelli – diretor-presidente da Critério Experts e autor do livro Sinistros na construção civil – Causas e soluções para danos e prejuízos em obras;


Alex Abiko – professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) em Gestão urbana e habitacional.

16h30 - Debate 

17h30  - Encerramento