Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Instituto Mauá de Tecnologia e escola de engenharia francesa iniciam parceria que permitirá a dupla diplomação

Instituto Mauá de Tecnologia e escola de engenharia francesa iniciam parceria que permitirá a dupla diplomação

Redação EC - 18 de abril de 2019 1061 Visualizações
 Instituto Mauá de Tecnologia e escola de engenharia francesa iniciam parceria que permitirá a dupla diplomação
O Instituto Mauá de Tecnologia, em São Paulo, acaba de anunciar uma parceria com a escola de engenharia francesa Ecole Nationale Supérieure des Mines de Saint-Etienne (EMSE), possibilitando a dupla diplomação de brasileiros que queiram passar um ano estudando na França e de franceses que queiram fazer a rota inversa e vir estudar no Brasil. O acordo é válido para alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Eletrônica, Computação e Controle e Automação, e que busquem, além do diploma francês, viver essa experiência internacional.
 
Segundo Guilherme Ginjo, da área de Relações Internacionais do Instituto Mauá de Tecnologia, a parceria com a EMSE foi um caminho natural, uma vez que as universidades já cooperam em pesquisas e projetos conjuntos há cinco anos. “O êxito dessa experiência, assim como o reconhecimento mútuo de excelência entre as instituições, foram as bases para consolidação de uma rota de duplo diploma em duas vias”, disse.
 
Os estudantes que ingressarem no intercâmbio possuirão um diploma europeu, além do brasileiro, bem como uma experiência internacional em uma instituição de excelência. “Tal experiência, por si só, já significa uma vantagem competitiva profissional ao aluno e um ganho na formação pessoal do mesmo. Portanto, cumpre-se o objetivo de prepara-lo para um mercado global”, complementa Ginjo.
 
Os interessados em participar do processo seletivo terão seus desempenhos acadêmicos avaliados e precisarão cumprir pré-requisitos necessários, como proficiência no idioma francês. Além disso, também será considerada a participação em atividades complementares como monitoria e iniciação científica e, se necessário, entrevistas presenciais. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas via página de Relações Internacionais, no site do Instituto Mauá de Tecnologia (https://maua.br/) Inicialmente, serão oferecidas quatro vagas para os brasileiros e quatro vagas para os franceses.
 
No que diz respeito à programação do curso, Ginjo explica que já existe um mapeamento de como serão as grades de disciplinas, mas ele ainda será adaptado aos primeiros alunos que participarem do programa. De toda forma, será levado em consideração basicamente o conteúdo da parte final do currículo de ambas as partes. Vale ressaltar que existem duas opções de intercâmbio, com períodos de duração de um ou dois anos.
 
“Nossa expectativa é fortalecer vínculos com uma instituição que é referência em seu país em diversos projetos, incluindo pesquisa conjunta e mobilidade acadêmica. Além de oferecer ao aluno que participar da iniciativa uma formação global e de alto nível, bem como contribuir com a excelência da Mauá na formação dos alunos franceses que participarão do programa vindo ao Brasil”, finaliza.