Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias ABECE no Fórum de Projetos para Incorporação e Construção, que lança nova edição de manuais de escopo

ABECE no Fórum de Projetos para Incorporação e Construção, que lança nova edição de manuais de escopo

Assessoria de Imprensa - 18 de abril de 2019 951 Visualizações
 /
No dia 24 de abril de 2019, o Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo) realiza, em São Paulo (SP), o 1º Fórum de Projetos para Incorporação e Construção com o objetivo de difundir informações e promover debate sobre o aprimoramento dos processos na elaboração de projetos de produtos imobiliários, além de apresentar o trabalho de atualização dos Manuais de Escopo de Contratação de Projetos e Serviços, que teve como foco a incorporação de requisitos para o atendimento à Norma de Desempenho, ABNT NBR 15575:2013.
 
Trata-se da terceira edição da publicação, que foi coordenada pelo Secovi-SP há quase 20 anos com a participação de outras entidades do setor, entre elas a ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estutural), que terá como representantes no evento o presidente João Alberto Vendramini e os conselheiros Ricardo Leopoldo França e Augusto G. Pedreira de Freitas, que integrará o quinto painel do Fórum intitulado “A relação entre desempenho proporcionado pelo projeto, redução de custos para o incorporador/construtor e valor agregado pelos projetos à venda no mercado imobiliário”.
 
Os documentos dos Manuais de Escopo de Contratação de Projetos e Serviços foram atualizados para atender a NBR 15.575 a partir da inclusão do capítulo Escopos para Atendimento à Norma de Desempenho, e também outras duas novidades: o Guia para utilização dos Escopos e Modelos de Memoriais Descritivos de projeto de edificações habitacionais para atendimento à referida norma. Os manuais estarão disponíveis no site www.manuaisdeescopo.com.br.
 
Nos últimos cinco anos, o site teve 432 mil acessos, a emissão de 101,5 mil propostas e 55,5 mil consultas aos manuais, sendo que os campeões de acesso são os manuais de Arquitetura (33,8%), Elétrica (11,3%), Coordenação de Projetos (8,2%), Acústica (8%) e Estruturas (6,8%).
Segundo o Secovi-SP, um dos principais propósitos do trabalho com os Manuais de Escopo é a difusão do conhecimento junto aos profissionais com o intuito de elevar a qualidade dos projetos imobiliários, o que vem sendo alcançado. Levantamentos constatam que profissionais de todos os estados brasileiros estão cadastrados na plataforma para acessar os documentos. No ranking, São Paulo (6.874), Minas Gerais (1.708) e Rio de Janeiro (1.654) são os estados com mais registros até março deste ano.
 
“A nova versão dos manuais deve nortear o trabalho de contratação, fazendo com que o escopo de contratação seja cada vez mais uniforme”, constata o eng. Augusto G. Pedreira de Freitas, que participou das reuniões do processo de revisão, modificando e incluindo pontos necessários à adequação dos manuais à Norma de Desempenho. 
 
A ABECE liderou o processo de produção dos manuais em 2000, quando constituiu um grupo de trabalho para desenvolvimento de escopo para contratação de projetos estruturais, coordenado pelo próprio Pedreira de Freitas quando era diretor da associação, que juntou-se a outras entidades, como a Asbea, Abrasip, Sinduscon e Secovi para oferecerem também ao mercado uma ferramenta para aprimorar as relações entre contratante de projetos e seus contratados.
 
A realização de 1º Fórum de Projetos para Incorporação e Construção é uma excelente oportunidade para diretores, gerentes e coordenadores responsáveis pelo desenvolvimento de produto e projetos em incorporadoras e construtoras, titulares, coordenadores e profissionais de empresas de projeto, fabricantes de componentes e sistemas construtivos diretamente relacionados com o atendimento da Norma de Desempenho, debatam as necessidades de aperfeiçoamento de todo o fluxo de desenvolvimento de projeto de edificações no mercado imobiliário e de todo o relacionamento entre as partes.
 
A programação do evento está dividida em cinco painéis com palestrantes experientes na temática de projetos imobiliários e pode ser acessada pelo link https://www.secovi.com.br/cursos-e-eventos/1-forum-de-projetos-para-incorporacao-e-construcao/3018 .
 
O evento acontecerá na sede do Secovi-SP (Rua Dr. Bacelar, 1043 – 2º andar – São Paulo – SP) e terá transmissão simultânea para todo o Brasil. Os interessados em participar podem se inscrever por intermédio do link http://www.secovi.com.br/eventos/comerciais/inscricao/50320 .