Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Ponte do Guaíba, em Porto Alegre (RS), chega a 83,5% de conclusão

Ponte do Guaíba, em Porto Alegre (RS), chega a 83,5% de conclusão

Redação EC - 24 de maio de 2019 1202 Visualizações
 Ponte do Guaíba, em Porto Alegre (RS), chega a 83,5% de conclusão
Um anseio antigo da população gaúcha está prestes a se tornar realidade. A construção de uma nova ponte sobre o Guaíba, que irá ampliar a interligação da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS) com o sul do Estado, proporcionando uma conexão sobre o Delta do Rio Jacuí sem as interrupções que ocorrem diariamente na ponte existente, já está 83,5% concluída. 
 
Previsto para ser entregue ainda no primeiro semestre de 2020, o empreendimento terá uma extensão de 12,3 km, com um total de 5 km de trecho em aterro e 7,3 km em obras de artes especiais. Com 28 metros de largura nos vãos principais, a pista contará com duas faixas de rolamento com acostamento e refúgio central, e promete receber cerca de 50 mil veículos diariamente quando for inaugurada. 
 
Um dos principais desafios desta construção é o fato da obra atravessar uma Unidade de Conservação Ambiental, o Parque Estadual Delta do Jacuí, e necessitar de atenção especial durante a sua execução. Por esse motivo, a travessia está sendo construída sobre a água a partir de peças pré-moldadas que são fabricadas em canteiros industriais e montadas no local definitivo. 
 
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), já foram investidos cerca de 668 milhões de reais no projeto, mas a previsão total de investimento ultrapassa os 750 milhões. Mas estes não são os únicos números que impressionam. Até o fim da construção, o órgão estima que serão usadas aproximadamente 357 mil toneladas de concreto, bem como 21,5 mil toneladas de aço.
 
Vale ressaltar que o responsável pela execução da obra é o Consórcio Ponte do Guaíba, constituído pelas empresas Construtora Queiroz Galvão e EGT Engenharia. Juntas, elas também respondem pela prestação dos serviços técnicos especializados de engenharia para elaboração dos projetos básico e executivo.

Ficha Técnica da Obra
- Profissionais envolvidos: cerca 1,2 mil colaboradores
- Previsão de conclusão da obra: Primeiro semestre de 2020
- Valor investido até agora: Cerca de 668 milhões de reais
- Previsão total de investimento: Cerca de 757 milhões de reais 
- Extensão da obra, de uma ponta a outra: 5,1 km
- Extensão total, levando em conta acessos, elevadas, etc.: 12,3 km
- Quantidade total de pilares, de uma ponta a outra: 254 pilares
- Vãos principais de navegação: 2 
- Altura máxima da ponte (da água até o ponto mais alto dela):  53 metros
- Onde são fabricadas as peças pré-moldadas: fabricação própria do Consórcio Ponte do Guaíba. As peças são fabricadas em dois canteiros industriais, ambos localizados em Canoas/RS.
- Como chegam até o canteiro de obras: Através de transporte terrestre (carretas, linhas de eixo e caminhões) e aquático (balsas e flutuantes)
- Faixas de rolamento: duas faixas em cada sentido
- Largura de cada uma das faixas: 3,60 metros
- Metros de acostamento: 3,00 metros
- Metros de canteiro central: 1,20 metros (faixa de segurança nas duas laterais)