Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Quais são as habilidades essenciais para ser um engenheiro civil?

Quais são as habilidades essenciais para ser um engenheiro civil?

Por Faculdade de Rondônia - FARO - 05 de julho de 2019 1544 Visualizações
 Quais são as habilidades essenciais para ser um engenheiro civil?
Você conhece as principais habilidades do engenheiro civil? Saiba que esse profissional é bastante valorizado no mercado de trabalho. Isso acontece porque ele apresenta uma capacidade, acima da média, de gerenciar projetos e de liderar pessoas.

Para alcançar esse diferencial em relação a outras carreiras, o engenheiro civil tem que, literalmente, colocar a mão na massa. Afinal, concluir uma obra exige muita atenção, foco em resultado e facilidade de conviver com pessoas de diferentes comportamentos e posturas profissionais.

Neste post, vamos destacar fatores que são primordiais para o engenheiro desenvolver um trabalho de ótima qualidade e conseguir o respeito dos clientes e dos colegas de trabalho. Confira!

Trabalhar em equipe
Uma das habilidades do engenheiro civil mais importantes envolve a facilidade de trabalhar em conjunto com diversos trabalhadores. Não é viável executar uma obra de grande porte sozinho, por mais esforçado que seja o profissional.

Se você não tiver disposição para conviver com várias pessoas e se comunicar com clareza em um ambiente de trabalho, é melhor não optar por esse ramo da engenharia. Caso perceba que apresenta essas características, vale a pena investir para ter sucesso.

Gerenciar relações interpessoais
O espírito de liderança é sempre bom para alguém se destacar em uma empresa, não é mesmo? Para isso se tornar realidade, é necessário gerenciar as relações interpessoais com bastante competência.

Ao perceber que está havendo um conflito na equipe, o engenheiro precisa reunir os envolvidos e buscar uma solução para que um eventual desentendimento não afete a produtividade do time.

Manter o ambiente de trabalho tranquilo e sem problemas entre os colaboradores é uma das missões mais difíceis para qualquer gestor. Porém, isso é necessário para que a execução dos serviços seja feita com qualidade e no prazo combinado com o cliente.

Delegar atividades corretamente
Umas das habilidades do engenheiro civil mais relevantes é delegar as atribuições de acordo com as características de cada funcionário. Não adianta ter um grande domínio técnico, caso não faça uma avaliação correta do que os colaboradores podem oferecer.

Analisar devidamente o potencial da equipe contribui para dividir as tarefas de maneira adequada. Isso evita que os trabalhadores fiquem sobrecarregados e nervosos durante a jornada. Outra vantagem é diminuir o número de erros, o que ajuda a reduzir o retrabalho.

Ao gerenciar os serviços com bom senso e respeitando o potencial dos funcionários, o engenheiro conquista a confiança dos liderados e tem mais condições de motivar a equipe e de concluir as demandas com perfeição.

Ser flexível
Lidar com vários tipos de pessoas não é uma tarefa fácil. Mesmo que você saiba se colocar no lugar do outro, é preciso ter muita flexibilidade para não perder a calma e o foco. Se você não gosta de negociar e de ouvir o que as pessoas têm a dizer, é bom mudar a conduta para atingir uma boa performance.

Em alguns momentos, as ações não vão ser realizadas como você gostaria em razão de diversos fatores (imprevistos, falta de habilidade técnica do empregado etc.). Nesse caso, é fundamental ter tranquilidade para encontrar a melhor alternativa para resolver os problemas.

Caso o engenheiro não tenha o famoso jogo de cintura para contornar as dificuldades que surgem durante uma obra, terá um sério risco de deixar o cliente bastante insatisfeito, o que é péssimo para a imagem profissional.

Buscar a melhoria contínua
A vontade de aprender constantemente é uma das habilidades do engenheiro civil mais valorizadas no mundo corporativo. Para obter mais conhecimento sobre as principais tendências da carreira, a recomendação é adquirir fluência em outros idiomas (inglês, espanhol, alemão etc.).

Dessa forma, o engenheiro pode ter um acesso mais rápido e prático a conteúdos que vão permiti-lo a apresentar um serviço de alto nível e conquistar a confiança de todos ao redor. Com o avanço tecnológico, as mudanças na forma de trabalhar estão cada vez mais velozes e intensas.

Por isso, é crucial ter facilidade de acessar diversas fontes de informação e de assimilar novos conteúdos. À medida que um profissional consegue se adaptar a novos cenários com rapidez, maior será a empregabilidade.

O indicado é participar de treinamentos e de eventos relacionados ao setor (palestras, workshops, seminários etc.). Essa iniciativa colabora para se atualizar e expandir a rede de contatos.

Fazer cálculos com maestria
Ter afinidade com a área de exatas é mais principais habilidades do engenheiro civil, você concorda? Por mais que ache interessante administrar uma equipe, é necessário ter facilidade em executar cálculos matemáticos para os serviços serem feitos corretamente.

Construir uma casa ou edifício é uma grande responsabilidade. Por isso, o engenheiro precisa ter condições de dimensionar a quantidade de materiais que devem ser utilizados para terminar a atividade.

Um erro no cálculo pode fazer com que a obra não ofereça a segurança ideal para os moradores. Esse aspecto mostra que o domínio da matemática e o conhecimento das técnicas de engenharia sejam imprescindíveis para os que desejam exercer essa carreira.

Priorizar os detalhes
Mesmo que confie bastante na equipe de trabalho, o engenheiro deve priorizar o acompanhamento da obra. Ao não monitorar o que está sendo feito pelos demais colaboradores, o gestor mostra desatenção e deixa de se envolver com as atividades como deveria.

Detectar erros e explicar como podem ser resolvidos é uma das virtudes que um engenheiro necessita aprimorar no dia a dia. A capacidade de observação e a tranquilidade em contornar os equívocos são vitais para evitar que a obra não esteja dentro das melhores práticas adotadas pelo mercado.

Porém, o ideal é que você tenha cuidado para não ser detalhista demais. Há situações em que o excesso de preciosismo pode irritar a equipe e causar uma antipatia. Isso, sem dúvida, prejudica o ambiente de trabalho e afeta na produtividade.

É inegável que as habilidades do engenheiro civil precisam ser aprimoradas constantemente. Ficar acomodado é um dos maiores equívocos que um profissional pode cometer. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, não buscar a evolução é pedir para ser engolido pela concorrência.

Se você tem interesse pela engenharia civil, a dica é ler, agora mesmo, este post sobre como conseguir um estágio na área. Estar bem preparado é um bom caminho para colher bons resultados!