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Kit brasileiro para ensino de engenharia arrecada mais de R$ 1 milhão em financiamento coletivo

Por Ana Carolina Moreno, G1 - 19 de julho de 2019 1841 Visualizações
 Kit brasileiro para ensino de engenharia arrecada mais de R$ 1 milhão em financiamento coletivo
Criado por um arquiteto brasileiro, um kit com 235 peças magnéticas de montar arrecadou em junho mais de R$ 1,1 milhão em uma campanha de financiamento coletivo. À primeira vista, ele pode parecer um brinquedo. Mas o Kit Estrutural Mola, desenvolvido pelo paraense Márcio Sequeira, tenta aprimorar o ensino de conceitos de estruturas a estudantes de arquitetura e engenharia e, segundo ele, já é usado em mais de 300 universidades de mais de 70 países.

O Mola é uma espécie de um Lego para engenheiros e arquitetos, que simula o comportamento de estruturas reais, resumiu Sequeira ao G1.
 
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O arquiteto paraense Márcio Sequeira desenvolveu o Kit Estrutural Mola como um projeto de pesquisa de mestrado — Foto: Arquivo pessoal/Márcio Sequeira
 
Em sua terceira edição, o kit recebeu melhorias e novas peças – que podem ser usadas com as dos produtos anteriores.

Entre as novidades estão mais cabos e argolas que ajudam a montar uma série de prédios diferentes, inclusive construções famosas, como a ponte da Baía de Sydney, na Austrália.
 
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Ponte da Baía de Sydney (Harbour Bridge), na Austrália — Foto: Rick Rycroft/AP
 
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Maquete da Ponte da Baía de Sydney (Harbour Bridge) feita com o Kit Estrutural Mola 3 — Foto: Divulgação/Márcio Sequeira

Abstrato x concreto
A ideia por trás é justamente deixar que estudantes que um dia projetarão grandes construções possam sair de conceitos abstratos ensinado nas faculdades.

Por exemplo: como objetos podem se comportar quando usam a tração e a compressão de forma combinada, e manter a resistência e a estabilidade? A propriedade por trás desse conceito se chama tensegridade, ou integridade tensional.

O kit criado por Sequeira nasceu após anos de pesquisa. O paraense dedicou seu mestrado na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) ao projeto de testar objetos que possam representar de forma concreta e tridimensional os conceitos que os alunos em geral aprendem em uma lousa, caderno ou tela de computador.
 
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Do abstrato ao concreto: o Kit Estrutural Mola já é usado por mais de 300 universidades para ensinar conceitos de engenharia e arquitetura — Foto: Divulgação/Márcio Sequeira

Por que o financiamento coletivo?
Desde 2014, quando lançou seu primeiro financiamento coletivo, Sequeira está acostumado a bater recordes. Naquele ano, ele arrecadou R$ 600 mil em 45 dias, mais de dez vezes a meta inicial. Foram vendidos 1.600 kits para 1.524 apoiadores de 30 países.

Em 2016, uma segunda edição do produto recebeu R$ 700 mil de 1.082 apoiadores de 35 países diferentes, que compraram 1.500 kits.

O financiamento coletivo já faz parte do DNA do Mola, diz Sequeira, que inicialmente tentou arrumar um investidor para seu produto, mas, sem sucesso, decidiu testar o interesse de pessoas físicas para garantir a fabricação.

Então a gente optou por lançar essa terceira campanha de crowdfunding para o Mola 3. Primeiro, para financiar o produto, porque a gente precisa desses recursos para financiar o kit, afirmou o arquiteto e empresário.

E além disso, para permitir que as pessoas que participaram do Mola 1 e do Mola 2 possam mais uma vez estar junto com a gente, participando do desenvolvimento do nosso novo produto.

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O Kit Estrutural Mola tem mais de 200 peças feitas de aço e plástico, que servem para montar diversos tipos de estruturas — Foto: Divulgação/Márcio Sequeira

Apoio de estrangeiros
Dessa vez, ele foi mais ousado, e fixou a meta em US$ 100 mil. Acabou conseguindo bater a meta em oito horas e, em 29 dias, juntou US$ 303.664, ou aproximadamente R$ 1,1 milhão. Ele também decidiu usar uma plataforma estrangeira de financiamento, para buscar ampliar o apoio de pessoas de fora ao projeto.

No total, 1.144 apoiadores de 52 países diferentes ajudaram na campanha e compraram 2 mil kits.

Se nas duas primeiras campanhas 90% dos apoiadores eram do Brasil, no lançamento do kit Mola 3, 60% do apoio veio do exterior. Segundo o ranking da plataforma Kickstarter, que hospedou a campanha, o produto vendido por Sequeira é o projeto brasileiro que mais arrecadou dinheiro pelo site.

Na empresa de Sequeira hoje trabalham quatro funcionários para dar conta da demanda – além dos 2 mil kits vendidos pela campanha de financiamento, eles abriram um período de pré-venda da terceira versão em seu site. Mesmo sendo uma empresa pequena a gente tem um orgulho gigante de ser 100% brasileira com um produto educativo inovador, afirmou ele.

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Kit Estrutural Mola — Foto: Divulgação/Márcio Sequeira