Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Pela primeira vez, a Alemanha fornece mais energia elétrica a partir de fontes renováveis

Pela primeira vez, a Alemanha fornece mais energia elétrica a partir de fontes renováveis

Por Ademilson Ramos - Engenharia E - 26 de julho de 2019 1306 Visualizações
 Pela primeira vez, a Alemanha fornece mais energia elétrica a partir de fontes renováveis
É um bom ano para a energia renovável na Alemanha, já que a energia eólica, a água e a energia solar forneceram ao país mais eletricidade em 2019 do que o carvão e a energia nuclear juntas.

Mas as celebrações podem não durar muito, pois isso pode acabar sendo uma situação específica do mercado, e não uma tendência de longo prazo.

Aqui está o que sabemos sobre a energia do país este ano até agora.

Até agora, em 2019, a Alemanha desfrutou de muito sol e vento.

A acumulação de maiores quantidades de energia solar e eólica certamente ajudou o setor de energia renovável no país e aumentou sua produção de eletricidade.

Isso resultou em  energia renovável fornecendo a maior parte da eletricidade do país, em total comparação com as usinas de carvão e energia nuclear do país combinadas.

O número de eletricidade fornecida por meio de fontes renováveis é de 47,3%, comparado a 43,4% de usinas a carvão e nucleares.
 
/ 
 
Não é um contraste expressivo, mas certamente é positivo.

Além disso, juntamente com a energia solar, eólica, biomassa e a energia hidrelétrica adicionadas à lista de energias renováveis este ano. O gás, por exemplo, forneceu 9,3%, enquanto outros métodos, como o petróleo, contribuíram com cerca de 0,4%, conforme observado pelo Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar, em julho.

Futuro das energias renováveis na Alemanha

Fabian Hein, do Energiewende, nos lembrou que isso pode não ser uma forma consistente de energia na Alemanha – ainda não.

O país presenciou uma quantidade de vento maior do que o normal no primeiro semestre do ano, aumentando a energia eólica em 20% em comparação com o primeiro semestre de 2018.

Mais energia solar também foi notada, com um aumento de 6% na energia solar, e o gás natural aumentou 10%. A energia nuclear na eletricidade alemã permaneceu inalterada, no entanto.

O carvão, caiu em uso, caindo 30% em comparação com o primeiro semestre de 2018. Indo mais além, algumas usinas movidas a carvão foram totalmente fechadas.

Hein salientou, porém, que ainda não está claro se isso faz parte do plano de longo prazo para o aumento do consumo de energia renovável ou se simplesmente não há tanta necessidade na atual situação do mercado.

Ainda há algumas perguntas sem resposta, mas vamos notar o que podemos conseguir e, em todo caso, é um sinal positivo para o planeta.