Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Presídios Sustentáveis

Presídios Sustentáveis

ABC Repórter - 02 de agosto de 2019 1009 Visualizações
 Presídios Sustentáveis
A partir do intercâmbio com a Alemanha, o Brasil passará a contar com uma tecnologia sustentável inédita na construção de presídios. Afinal, o anúncio foi feito, em Porto Alegre, pelos diretores da Verdi e Siscobras, empresas de engenharia responsáveis pelos projetos.

Presídios com telhados transparentes e uso de energia solar são os principais diferenciais que o projeto propõe, por meio da passagem de 25% de luz solar e geração de 75% de energia. As chapas translúcidas são altamente resistentes, seja a ações de vandalismo ou granizo, por exemplo. Afinal, além de aliar alta tecnologia e sustentabilidade, a novidade está ligada ao benefício social de ter apenados em ambientes iluminados naturalmente, com ganhos em saúde física e mental. Ainda, os módulos construtivos saem com 75% de conclusão da fábrica, restando poucos processos para realização no local da obra.

Enfim, com previsão de quatro anos para o retorno do investimento; as energias renováveis são responsáveis pela luz em 100% da demanda própria e ainda geram excedente; que pode ser redirecionado para companhias externas, tornando-se fonte de renda para os presídios. Além dos módulos prisionais, o sistema construtivo se aplica também na elaboração de escolas; hospitais e quaisquer outras estruturas em lugares com baixo nível de infraestrutura pública.

Aliás, tem ainda como diferenciais o prazo recorde na entrega de obras – um presídio de 600 vagas é entregue em 8 meses; metade do tempo de uma obra convencional – e a arquitetura racional, visando a ressocialização; e com foco na sustentabilidade, por meio da redução de 90% na geração de resíduos descartados em uma construção.