Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Abcic promove seminário sobre montagem de estruturas pré-moldadas de concreto na Concrete Show 2019

Abcic promove seminário sobre montagem de estruturas pré-moldadas de concreto na Concrete Show 2019

Assessoria de Imprensa - 02 de agosto de 2019 1015 Visualizações
 Abcic promove seminário sobre montagem de estruturas pré-moldadas de concreto na Concrete Show 2019
No dia 15 de agosto, a Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC) promoverá o Seminário “Montagem das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto”, em São Paulo. A ação, que integra a programação da Concrete Show, trará o debate sobre temas específicos relacionados a ligações de estruturas pré-moldadas, além do lançamento do Manual de Montagem de Estruturas Pré-Moldadas de Concreto. 

A abertura do evento será conduzida por Íria Lícia Oliva Doniak, presidente Executiva da entidade, que aproveitará a oportunidade para contextualizar a fase atual do setor Na sequência, o engenheiro e consultor, Francisco Celso, apresentará o Manual, seguido por Victor Chiari, gerente de Desenvolvimento de Negócios na América do Sul na Nvent, que conduzirá uma apresentação sobre ligações de elementos pré-fabricados com luvas grauteadas.

A segunda etapa do seminário contará com a palestra de Flávio de Camargo Martins, gerente Técnico de Produto da MC-Bauchemie, sobre sistemas de tratamento de superfície em peças de pré-fabricado. Em seguida, Mounir Khalil El Debs, professor da USP de São Carlos, conduzirá sua apresentação sobre o tema “Almofadas de argamassa modificada em ligações de estruturas de concreto pré-moldado”. Para encerrar, haverá um debate com a participação dos palestrantes.
Para Íria Doniak, o tema do seminário é de extrema importância para o público-alvo da Concrete Show. “A montagem é uma etapa essencial para projetos com o pré-fabricado de concreto, por estar ligado, principalmente, à segurança das pessoas envolvidas com a operação. O Manual é uma ferramenta que aborda importantes conceitos de gestão deste processo e, em especial, o planejamento e a segurança” enfatiza a presidente Executiva da Abcic.

Sobre a importância do planejamento, Íria explica que é necessário considerar as características e particularidades da obra, além do Plano de Rigging que, segundo a NR12, consiste em um estudo de planejamento sobre a carga a ser içada, as máquinas (guindastes) e os acessórios utilizados, as condições do solo e as ações do vento, definindo melhores soluções para se fazer um içamento seguro e eficiente.

“Os pré-fabricados de concreto apresentam inúmeros benefícios. Em termos de redução do tempo de obra, a fabricação da estrutura em paralelo com a execução das fundações, a diminuição de formas e escoramentos e o fato da montagem da estrutura não ser afetada pela ocorrência de chuvas, pode levar uma redução de até 40% no tempo de execução quando comparado com os processos convencionais”, afirma Íria. Entre as outras vantagens do uso de estruturas pré-moldadas de concreto, destacam-se: resistência, durabilidade, precisão dimensional, melhor organização do canteiro de obras (promovendo um ambiente limpo, com menor geração de entulhos e redução de acidentes nas obras), promoção da sustentabilidade, dentre outros benefícios.  

Manual de Montagem de Estruturas Pré-Moldadas de Concreto
A elaboração do Manual de Montagem de Estruturas Pré-Moldadas de Concreto envolveu a colaboração de diversos profissionais e especialistas.“Os engenheiros Francisco Celso, Luiz Livi e Mairon Goulart, são os autores dos capítulos. Exerci a coordenação técnica deste trabalho e inserimos um comitê de validação onde importantes entidades como a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), a Associação Brasileira De Tecnologia Para Equipamentos E Manutenção (sobratema) e a Trabalho e Vida deram uma importante contribuição”, disse Íria. Além disso, o projeto contou com o apoio da academia, através da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico e Excelência em Pré-fabricação. A presidente da Abcic acrescentou que o Manual será um balizador e uma ferramenta importante para as operações envolvendo a montagem das estruturas pré-fabricadas de concreto.

Por ser uma referência para empresários, profissionais e engenheiros envolvidos com a cadeia produtiva de concreto, a Concrete Show promete ajudar a promover a importância e a contribuição dos pré-moldados de concreto no desenvolvimento da construção civil. De acordo com a porta-voz da Abcic, este é um momento ideal, face à expectativa de novos investimentos que estão por vir e de ações já anunciadas pelo Ministério da Infraestrutura. Em relação ao mercado como um todo, a Abcic acredita na retomada da economia para o próximo ano, além de diversas ações e reformas aprovadas pelo governo para que o setor da construção civil se desenvolva e volte a crescer.

Serviço:
Seminário Concrete Show Abcic – Montagem das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto
Data: 15 de Agosto de 2019
Horário: 08h30 às 12h00
Local: Centro de Exposições São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes , Km 1,5 - São Paulo - SP)
Outras informações e inscrição – www.concreteshow.com.br/pt/