Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Precursor do guindaste surgiu há mais de 2.500 anos

Precursor do guindaste surgiu há mais de 2.500 anos

por George Dvorsky - Gizmodo Brasil - 06 de setembro de 2019 1779 Visualizações
Precursor do guindaste surgiu há mais de 2.500 anos
Templo de Apolo em Corinto. Foto: Berthold Werner 
 
Guindastes apareceram pela primeira vez na Grécia antiga há mais de 2.500 anos, mas uma nova pesquisa sugere que uma máquina de elevação primitiva — uma espécie de precursora do guindaste — já era usada por volta de 150 anos antes.

Os gregos antigos são famosos pela sua monumental arquitetura de pedras, que eles conseguiram construir sem a ajuda de equipamentos modernos. Quer dizer, quase sem a ajuda, já que os antigos gregos fizeram uso do guindaste, que, ao que tudo indica, deve ter aparecido pela primeira vez no final do século VI a.C. Anteriormente, acreditava-se que os gregos haviam levantado pesados ??blocos de pedra usando rampas feitas de terra ou tijolos de argila, semelhantes aos que os antigos egípcios e assírios haviam feito séculos antes.
 
Uma nova pesquisa publicada no Annual of the British School at Athens descobriu que os construtores dos primeiros templos de pedra da história grega, incluindo os templos de Ístmia e Corinto, empregavam uma máquina de elevação primitiva já em meados do século VII a.C. Como o novo artigo argumenta, esta máquina pode ser vista como um importante precursor do guindaste. Ela era capaz de levantar blocos de silhar pesando de 200 a 400 kg. 
/
GIF que mostra um bloco sendo suspenso com duas cordas passando por debaixo dele. Depois, ele desliza por cima de cilindros, possivelmente de madeira, até ficar na posição correta. Por fim, duas alavancas suspendem o bloco para remover os cilindros que estão sob o bloco.
GIF: Olivia Rotolo

O único autor do novo estudo, Alessandro Pierattini, da Universidade de Notre Dame, afirma que esta máquina de elevação foi originalmente inventada pelos coríntios, que usaram o dispositivo para construir navios e para carregar sarcófagos pesados ??em poços estreitos e profundos.

Tecnicamente falando, esta máquina de elevação não era um guindaste, pois não usava manivelas, molinetes ou guinchos. Em vez disso, os construtores gregos redirecionaram a força usando uma corda passada sobre uma armação.

“Esse tipo de alvenaria representa um passo crucial no desenvolvimento da monumental arquitetura grega de pedras, marcando uma mudança tanto da construção em terra batida, que era a norma para a maioria dos edifícios gregos, quanto de experimentos anteriores com construção de pedra”, escreveu Pierattini no estudo.

A principal evidência para essa afirmação vem de ranhuras gravadas no fundo das pedras usadas para construir os templos de Corinto e Ístmia. Os historiadores da antiguidade estão familiarizados com esses sulcos, mas não se sabe se eles foram usados ??para levantar os blocos durante o processo de construção ou para movê-los nas pedreiras.

Para o artigo, Pierattini estudou blocos de pedra usados ??nos primeiros templos gregos, embora também tenha usado recursos de arqueologia experimental.
 
/
Duas fotos de blocos mostram sulcos por onde passavam as cordas.Bloco do templo de Ístmia. Imagem: Alessandro Pierattini

“Meu trabalho reexamina os blocos dos templos de meados do século VII em Corinto e Ístmia e seus recortes peculiares — duas ranhuras de corda paralelas na parte de baixo e em uma extremidade”, disse Pierattini ao Gizmodo. “Os especialistas propuseram duas interpretações alternativas para essas ranhuras: elas serviam para prender os blocos a máquinas de elevação ou para mover blocos na pedreira. Meu reexame conclui que os sulcos serviram para elevar e testemunhar os primeiros experimentos com o levantamento de blocos arquitetônicos na história grega.”

Usando pedras e cordas reais, Pierattini demonstrou que os sulcos poderiam ter servido para uma dupla função, permitindo que os construtores levantassem os blocos e os posicionassem firmemente junto aos vizinhos na parede.

“Com blocos de pedra pesados e alta fricção entre superfícies de pedra, este foi um passo altamente problemático da construção que, em tempos posteriores, exigiria conjuntos de furos feitos para usar alavancas de metal”, disse Pierattini.

“Ao interpretar recortes que tinham sido negligenciados por estudos anteriores, meu artigo demonstra que os construtores dos primeiros templos em Corinto e Ístmia já estavam usando alavancas para a colocação final dos blocos. Isso representa o primeiro uso documentado da alavanca na arquitetura grega”, contou o pesquisador ao Gizmodo.

De acordo com o novo artigo, os antigos gregos usavam máquinas de elevação para construir templos de pedra já em meados do século VII a.C., cerca de 150 anos antes da introdução e propagação de guindastes totalmente desenvolvidos, com suas gruas e guinchos. A descoberta é mais uma prova da notável engenhosidade dos antigos gregos.