Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias 22 EDIFÍCIOS E 600 APARTAMENTOS ALIMENTADOS POR ENERGIA SOLAR

22 EDIFÍCIOS E 600 APARTAMENTOS ALIMENTADOS POR ENERGIA SOLAR

POR INOVA SOCIAL - 06 de setembro de 2019 1844 Visualizações
Ao entrar em um desses novos apartamentos que estão sendo projetados em Salt Lake City (Utah, EUA), talvez você não reconheça o grande equipamento branco que fica logo ao lado da geladeira. É uma bateria, que está conectada aos painéis de energia solar do telhado. Os apartamentos fazem parte de um complexo que incluirá 22 edifícios e 600 unidades – quando concluído.

Esse é o primeiro projeto de edifícios residenciais com baterias instaladas dentro de cada apartamento, e que serão usadas pela concessionária local como uma usina virtual.

“Este tipo de comunidade é exatamente uma comunidade do futuro, onde as baterias e os painéis solares são literalmente incorporadas à rotina de seus moradores”, diz Blake Richetta, presidente e CEO da Sonnen, Inc., empresa que fabrica as baterias usadas no projeto, chamado Soleil Lofts, construído pelo Wasatch Group.

A Sonnen já participou de projetos de instalação de baterias para armazenar energia solar em grupos de residências unifamiliares nos EUA, mas será a primeira vez que essas baterias serão controladas por uma concessionária – que irá gerenciar o sistema para que toda energia produzida seja usada ou armazenada para ser consumida posteriormente.

O investimento em energia solar e baterias pode ser uma ótima solução para a região de Salt Lake City, que já está precisando lidar com uma série de impactos climáticos, como o agravamento de incêndios e secas.

Os Soleil Lofts são totalmente elétricos. O complexo também contará com mais de 100 carregadores para carros elétricos. Em caso de um desastre natural, se o restante da rede cair, as baterias e seus 12,6 megawatt/hora de armazenamento podem fornecer energia por alguns dias, mesmo que o sol não esteja brilhando. Os prédios também foram projetados para maximizar a eficiência energética, para que os moradores possam economizar em seus gatos com serviços públicos.

O primeiro prédio abrirá as portas para seus primeiros moradores já setembro e o restante do empreendimento será concluído até o final de 2020.
 
/
 
/
 
/
 
/
 
/
 
/