Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Brasil adota iniciativa do Canadá em direção à mineração sustentável

Brasil adota iniciativa do Canadá em direção à mineração sustentável

Por Thailane Melo - O Petróleo - 19 de setembro de 2019 1021 Visualizações
 Brasil adota iniciativa do Canadá em direção à mineração sustentável
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), a associação nacional de mineração do Brasil, anunciou hoje que adotará a iniciativa Towards Sustainable Mining (TSM), um programa de responsabilidade social corporativa desenvolvido pela Mining Association of Canada (MAC) para melhorar as condições ambientais e sociais. práticas na indústria de mineração.

O IBRAM se junta a outras seis associações de mineração em todo o mundo, incluindo a segunda na América Latina, na adoção do TSM, um padrão cada vez mais reconhecido internacionalmente para mineração responsável. A MAC compartilha livremente a TSM com outros países, buscando ferramentas para melhorar o desempenho ambiental e social de suas indústrias de mineração, incluindo gerenciamento de rejeitos, envolvimento com a sociedade civil e maior transparência e responsabilidade. O IBRAM, com o apoio da MAC, adaptará as áreas de desempenho da TSM para refletir os aspectos exclusivos de seu setor de mineração doméstico e se comprometerá com a implementação da TSM nos próximos cinco anos.

Segundo Flávio Ottoni Penido, presidente do IBRAM, a TSM é uma resposta necessária do setor de mineração no Brasil após as trágicas falhas de barragens de rejeitos no Brasil nos últimos anos. A TSM é reconhecida por muitos especialistas internacionais por incluir as melhores práticas internacionais em gerenciamento de rejeitos, segurança e saúde e outras áreas prioritárias. “Ao adotar a TSM, estamos comprometidos em elevar os padrões de nossa indústria. A TSM ajudará nosso setor de mineração a se tornar mais transparente, ganhar a confiança da sociedade brasileira e alcançar todo o seu potencial. ”

O MAC e seus membros lançaram o TSM em 2004. A implementação do programa é obrigatória para as operações canadenses de todos os membros do MAC, mas muitos o aplicam voluntariamente em seus sites internacionais.

A TSM exige que as empresas de mineração avaliem anualmente o desempenho de suas instalações em oito áreas importantes, incluindo gerenciamento de rejeitos, alcance aborígine e comunitário, segurança e saúde e conservação da biodiversidade. Os resultados estão disponíveis gratuitamente ao público e são verificados externamente a cada 3 anos para garantir que o que foi relatado seja preciso.

Para garantir que o TSM reflita as expectativas da sociedade civil e das partes interessadas do setor, ele foi projetado e continua sendo moldado por um painel consultivo independente e com múltiplos interesses. Como parte de sua implementação, o IBRAM implementará um órgão consultivo semelhante para fornecer essa função de supervisão.