Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Gestão de projetos pelo empreendedor público

Gestão de projetos pelo empreendedor público

- 09 de fevereiro de 2015 1431 Visualizações
Gestão de projetos pelo empreendedor público
 
O planejamento estratégico de um organismo público deve ter por base uma abordagem sistêmica de País, requerendo sistemas democráticos consolidados, nas diversas e variadas esferas administrativas governamentais, seja federal, estadual ou municipal. Subentende ainda que se tenha visão de futuro e que haja empreendedorismo, iniciativa privada e preocupação com o desenvolvimento sustentável.
Entre as premissas importantes a serem consideradas, devem constar as seguintes: conhecimento, trabalho, comunicação, competência, meio ambiente, remuneração, ética, poupança e visão social.
Se a empresa pública for voltada para a área de engenharia, os grupos de sua atuação são: saneamento, projetos viários, rodoviários e ferroviários, edificações, conjuntos habitacionais, indústrias, hospitais, infraestrutura e obras de arte, barragens, irrigação, subestações e linhas de transmissão, mineração, redes de telefonia e gás, centros de lazer e restauração.
O governo do Estado de São Paulo, por exemplo, presta mais de dois mil serviços para cerca de 40 milhões de cidadãos, usando para isso três centenas ou mais de unidades e órgãos vinculados e mais de duas dezenas secretarias de estado.
Dentro desse universo, o engenheiro atua decisivamente para o desenvolvimento da sociedade e são incontáveis as suas realizações positivas para a humanidade, mesmo tendo ainda tem um longo o caminho que deve percorrer.