Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Empresas buscam novo perfil de profissional

Empresas buscam novo perfil de profissional

Leone Farias - Diário do Grande ABC - 26 de março de 2014 1433 Visualizações
Empresas buscam novo perfil de profissional
A busca crescente das empresas por profissionais que ofereçam ‘mais por menos’, ou seja, que colaborem para a otimização de processos de suas companhias, tem sido uma das tendências verificadas por especialistas em recursos humanos, quando estes analisam as profissões mais promissoras para este ano.
Segundo o gerente executivo da consultoria Page Personnel, Ricardo Haag, principalmente depois da crise de 2008, o setor empresarial tem se preocupado em elevar a produtividade, reduzir custos e em tornar suas estruturas mais enxutas. Entre os cargos mais promissores, ele lista dois que têm relação direta com essas preocupações: o analista fiscal e o analista de logística. “A missão de ambos é buscar a eficiência, seja no processo de apuração de impostos seja na distribuição dos produtos”, destaca.  Haag acrescenta que o planejamento tributário é hoje vantagem competitiva muito grande para as empresas.
A gerente da unidade do Grande ABC da consultoria de RH Gelre, Edna Rosa, também considera que a carreira em contabilidade está em alta. “As empresas estão em busca de profissionais que tenham uma visão globalizada do negócio”, diz.
A especialista destaca que os profissionais dessa área devem estar atentos as normas e resoluções que surgem em ritmo quase diário, e também que saibam direcionar suas decisões no sentido de aproveitar brechas para a redução de impostos. “Com isso, se destaca o advogado que fez contabilidade ou o contador que se pós-graduou em Direito Tributário”, assinala.
Outro profissional demandado é o engenheiro de segurança do trabalho. Segundo Haag, exigências de multinacionais por certificados de qualidade dos fornecedores e investimentos de indústrias de áreas diversas (automotiva, química, construção civil, entre outras), em projetos ambientais e de responsabilidade social têm estimulado as contratações desse tipo. Um dos fatores de diferenciação para esse cargo, afirma Haag, é ter domínio do inglês e experiência com implantação de normas ISO.
O interesse das companhias por certificações (como ISO 9000 e 14000) também eleva a procura pelo profissional de engenharia ambiental, avalia Edna. Ela acrescenta que, no Grande ABC, há falta de engenheiro civil e mecânico, entre outros. Nesse último caso, ela cita: “Como a ordem de todo o mundo é o corte de custos, o reaproveitamento de materiais e a reutilização de recursos, o profissional atento a tornar a linha de produção mais eficiente e econômica está entre os mais cobiçados”.
Na lista das profissões mais demandadas (Veja quadro acima) elaborada pela Page Personnel, aparece também o executivo de vendas hunter, que tem o perfil caçador, ou seja, que vai em busca de captar novos clientes. “O mercado está muito competitivo e o vendedor mais ‘agressivo’ é valorizado.”
 
TI e marketing digital também são foco de contratações
Além da busca por aumento de eficiência nos processos das empresas, há também valorização de profissionais ligados ao desenvolvimento tecnológico, segundo os especialistas.
É o caso de desenvolvedores e programadores, tanto de linguagens com open source (código aberto), como Java e PHP, como as de non Open Source (.Net, Abap e PL/SQL). “Com a intensificação da necessidade de múltiplas plataformas (internet, tablet, smartphones), os profissionais de empresas que atendam a demanda com a preocupação de manter qualidade nos serviços e o foco em novos desenvolvimentos estão em alta”, avalia Edna Rosa, gerente da Gelre.
Também por causa das inovações tecnológicas, tem crescido a procura por profissionais na área de marketing on-line. Ricardo Haag observa que deixam de fazer parte de áreas de suporte e operacional para fazer análise de indicadores e, mais que isso, conseguem direcionar o planejamento estratégico de marketing da empresa cliente. Edna assinala que também são demandados os cargos operacionais dessa categoria: o instalador e técnico de cabeamento de fibra ótica, por exemplo.

Parceiro 
Ainda na lista das profissões mais procuradas neste ano, uma delas é posição nova na área de recursos humanos, segundo Haag. Trata-se do business partner (em inglês, parceiro de negócios), que faz o meio de campo entre a atividade produtiva e o RH.
É quem faz ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal, pensando junto com o gestor, em como vender mais e encontrar colaboradores mais alinhados em elevar a produtividade.