Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Santos Brasil e Basf fecham parceria para consolidar operação logística inédita no País

Santos Brasil e Basf fecham parceria para consolidar operação logística inédita no País

Portal Mundo Logística - 15 de abril de 2014 2016 Visualizações
 Santos Brasil e Basf fecham parceria para consolidar operação logística inédita no País
 
A Santos Brasil, empresa referência na operação de contêineres na América do Sul, e a Basf, multinacional líder da indústria química mundial, são as protagonistas de um modelo logístico inédito no País, que integra em um mesmo contrato a gestão dos serviços da operação portuária e ferroviária. Trata-se de um dos pacotes de serviço mais desafiantes e valorizados no mercado atual, em que as empresas buscam enxugar custos e otimizar processos no transporte de carga para ganhar competitividade.
Desenvolvido sob medida às características operacionais da multinacional química, o contrato prevê a gestão completa do transporte de cargas da Basf pela Santos Brasil - desde o recebimento de importação e desembaraço aduaneiro no Tecon Santos; embarque na ferrovia rumo a Guaratinguetá, interior paulista; até a armazenagem e distribuição dos produtos para as 11 unidades do complexo industrial local da companhia e outras quatro em demais regiões. A exportação de produtos também é prevista, adotando o sentido inverso da mesma operação: embarque no terminal ferroviário rumo ao Porto de Santos.
Para atender a entrega dos produtos às fabricas da Basf no ritmo exato de suas necessidades, a Santos Brasil desenvolveu um sistema integrado de gestão, personalizado e inédito, com troca eletrônica de informações entre as duas empresas (EDI) que permite o controle inteligente do fluxo de movimentação e armazenagem de mercadorias. Outro destaque do contrato é o compartilhamento do terminal ferroviário da Basf em Guaratinguetá com indústrias importadoras e exportadoras da região.
Segundo Mauro Salgado, diretor comercial da Santos Brasil, trata-se de um diferencial oferecido pela empresa até então indisponível no mercado. Esse sistema integrado permite o controle eletrônico do pátio, evitando movimentações desnecessárias. Para o cliente, proprietário da carga, é fundamental para aprimorar seus sistemas de controle de estoque e de gerenciamento de custos.

Suporte logístico para operação portuária
Criada há cerca de cinco anos, a Santos Brasil Logística atua de forma integrada em seu terminal de contêineres em Santos (SP), oferecendo atendimento ao cliente em  todas as etapas da cadeia logística, do porto até o transporte e distribuição. Os serviços são customizados conforme a necessidade e perfil de atuação do cliente, como montagem de kits, etiquetagem, picking e gerenciamento de estoque.
A versatilidade desse atendimento tem como suporte uma complexa estrutura tecnológica. Desde o recebimento no terminal de contêineres da Santos Brasil no Porto de Santos, até seu armazenamento e distribuição, os produtos são cadastrados e monitorados por um sistema totalmente informatizado que cruza dados entre o estoque e as vendas do cliente, possibilitando a ele uma gestão com maior controle e precisão nas informações.
Em São Paulo, a Santos Brasil Logística inclui dois centros logísticos aduaneiros, um no Guarujá e um em Santos e dois Centros de Distribuição, um na cidade de São Paulo e outro em São Bernardo do Campo.