Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Três alternativas de energias renováveis

Três alternativas de energias renováveis

- 23 de abril de 2015 2288 Visualizações
 Três alternativas de energias renováveis
Assim como a hidráulica, a energia eólica é utilizada há milhares de anos, com as mesmas finalidades: bombeamento de água moagem de grãos e outras aplicações que envolvem a energia mecânica.
A energia eólica é a energia cinética contida nas massas de ar em movimento (vento). Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação, com o emprego de turbinas eólicas, ou aerogeradores, para a geração de eletricidade, ou cataventos (e moinhos), para trabalhos mecânicos, como bombeamento de água.
No tocante à aerogeração de eletricidade, em 2010 o mundo tinha a capacidade instalada de mais de 200 mil MW. Em 2020, espera-se que o mundo tenha 12% da energia gerada pelo vento, com capacidade instalada de 1.200 GW.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), quase todas as fontes de energia - hidráulica, eólica, biomassa, combustíveis fósseis e energia dos oceanos - são formas indiretas de energia solar.
Mas a radiação solar também pode ser utilizada diretamente como fonte de energia térmica, para aquecimento de fluidos e ambientes e para a geração de potência mecânica ou elétrica. Pode ainda ser convertida diretamente em energia elétrica, por meio de efeitos sobre determinados materiais, em especial o termoelétrico e o fotovoltaico.
O Brasil reúne inúmeras vantagens comparativas que o tornam capaz de atuar como líder no mercado mundial de produtos agrícolas, agroindustriais e silvícolas, em particular dedicados à energia.
A biomassa é um recurso energético nas categorias de biomassa energética florestal, seus produtos e subprodutos ou resíduos; biomassa energética agrícola, as culturas agroenergéticas e os resíduos e os subprodutos das atividades agrícolas, agroindustriais e da produção animal; e rejeitos urbanos.
Para fins energéticos em geral e também como fonte de geração de energia elétrica, a biomassa está entre as fontes renováveis com maiores possibilidades em termo de natureza, origem, tecnologia de conversão e produtos energéticos.