Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Projeto qualifica jovens para o primeiro emprego no Porto

Projeto qualifica jovens para o primeiro emprego no Porto

Fernanda Balbino - A Tribuna - 30 de abril de 2014 1556 Visualizações
 Projeto qualifica jovens para o primeiro emprego no Porto
Conquistar uma vaga no mercado de trabalho é um desafio para quem conclui o Ensino Médio. A falta de experiência e de formação profissional é a grande preocupação de quem busca uma colocação. Esta também é a grande questão para empregadores, que procuram pessoas capacitadas, principalmente na área portuária.
Pensando nisso, a Santos Brasil, que administra o Terminal de Contêineres (Tecon), na Margem Esquerda (Guarujá) do Porto de Santos, já formou 173 jovens que deram um passo em direção ao futuro. Eles foram alunos do programa Escola Santos Brasil Formare, criado há cinco anos e que oferece capacitação a adolescentes do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas de Santos e Guarujá.
Com 10 meses de duração, os cursos são direcionados a jovens que não podem arcar com os custos de cursos comuns.
Em junho, haverá duas novas turmas.
Dos 173 que já se formaram, 62 foram contratados pela própria empresa. Esta é a grande expectativa dos alunos que fazem os cursos de Assistente de Operações Logísticas e Assistente de Operações em Terminais Portuários.
Bruna Novaes de Souza Soares, de 18 anos, concluiu o curso no início do mês. Poucos dias depois, ela recebeu a notícia de que havia sido admitida no Tecon. No terminal, vai atuar na segurança patrimonial da instalação. “A minha irmã fez esse curso e isso despertou a minha vontade.
Eu nunca imaginei trabalhar na área portuária, mas comecei a me interessar vendo tudo. Hoje eu posso dizer que amo essa realidade e vou dar o melhor de mim, já que eu tive essa oportunidade”, afirmou.
Após concluir o curso de Assistente de Operações Logísticas, Vinícius Santos Lourenço sonha alto. Hoje, ele é aluno do curso técnico em Edificações e tem certeza que poderá unir as duas profissões. O plano, agora, é entrar na faculdade de Engenharia Civil e, posteriormente, no curso superior de Logística. “Fiquei sabendo do curso quando uma equipe do Formare foi até o Colégio Barnabé, onde estudava. Foi incrível porque eu tive a oportunidade de aprender com pessoas da área, o que me deixou muito mais confiante para o mercado de trabalho. Foi uma oportunidade que aumentou muito o meu conhecimento”, afirmou.
No porto
Aos 17 anos e cursando o 3o ano do Ensino Médio, Tamara Martins dos Santos não tinha ideia do que era o setor portuário e nem as oportunidades que nele se escondem. Após o curso, ela também foi contratada para o setor de Segurança Patrimonial do Tecon. Em paralelo, ela se formou em Comércio Exterior e fez um MBA em Gestão de Pessoas.
“Fiz a inscrição depois de ver a apresentação do projeto na escola. Foi difícil entrar, passei por várias etapas, mas valeu a pena porque agora tenho um emprego e amo o que eu faço”.
Para entrar no Formare, primeiro, os candidatos passam por uma prova com questões de Língua Portuguesa, Matemática e conhecimentos gerais. Os aprovados seguem para uma dinâmica de grupo, seguida de uma entrevista.
Depois, uma equipe do Formare vai até a casa do jovem, conhece seus pais e o ambiente familiar. “A ideia é dar oportunidade para aquele jovem que tem brilho nos olhos, quer aprender e não teria outra forma de conseguir”, explicou a gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Santos Brasil, Raquel Ogando.
Para colocar o projeto em prática, Raquel conta com a participação de funcionários da empresa, que se dedicam a passar as experiências no setor portuário aos alunos.
O Formare conta com mais de cem educadores voluntários da Santos Brasil, que ministram 34 disciplinas nos dois cursos.
“Temos o engajamento de mais de 300 funcionários em projetosde voluntariado e, para chegarmos a esse modelo de escola dentro da empresa, procuramos um parceiro técnico para esse processo de transformação”, explicou.