Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Lições aprendidas em Fukushima inspiram nova geração de reatores

Lições aprendidas em Fukushima inspiram nova geração de reatores

- 30 de abril de 2014 1684 Visualizações
Lições aprendidas em Fukushima inspiram nova geração de reatores
 
O Presidente da ATMEA, joint venture entre AREVA e Mitsubishi Heavy Industries (MHI), Andreas Goebel, participará da sessão Segurança das usinas – avanços com as lições de Fukushima, no dia 14 de maio e falará sobre os rigorosos requisitos de segurança que foram considerados no desenvolvimento do projeto do reator ATMEA1.
O ATMEA1, reator de água pressurizada (PWR) de terceira geração com potência de 1.100 MW, é o primeiro reator de média potência do mundo a incluir em seu projeto as lições aprendidas em Fukushima. A segurança é o pré-requisito absoluto para ATMEA. Não olhamos para os riscos de forma probabilística, mas de maneira determinística. Se algo perigoso pode acontecer, então temos de restringir o risco de isso ocorrer, explica Andreas Goebel.
Com base nos recursos de ambas as empresas-mãe (AREVA e MHI), com o firme apoio dos governos da França e do Japão e com as avaliações positivas das agências reguladoras francesa e canadense, o ATMEA1 está agora pronto para ser adotado em futuros projetos. Além do acordo na Turquia para a localidade de Sinop, o reator ATMEA1 está sendo considerado em vários países. No Brasil, segundo Bernard Bastide, Diretor da AREVA para o Brasil e América do Sul, os contratos relativos às futuras usinas nucleares serão disputados pela ATMEA. A experiência da Areva em Angra 3 pode trazer benefícios para a ATMEA” explicou o diretor.
Bernard Bastide também participará do 5º Seminário Internacional de Energia Nuclear como palestrante, no dia 15 de maio na sessão “Modelos tecnológicos de reatores – perspectivas e desenvolvimento no mundo”.

SIEN 2014
O Seminário Internacional de Energia Nuclear tem sido um importante espaço para o debate sobre o Programa Nuclear Brasileiro, as novas tecnologias em desenvolvimento no mundo e, principalmente, requisitos de segurança que se tornaram ainda mais rigorosos após o acidente de Fukushima, no Japão. Nesta quinta versão, a agenda vai trazer essas e outras questões, reunindo todos os segmentos do setor nuclear, além de promover a difusão de novas tecnologias e soluções voltadas à construção e operação de usinas nucleares, bem como os diversos usos da radiação para fins pacíficos. 
O evento reúne empresas de energia nuclear do Brasil e do exterior; lideranças empresariais; empresas de engenharia industrial, construção e serviço; empresas de projetos e desenvolvimento tecnológico; fornecedores de equipamentos e materiais para engenharia elétrica; empresas e órgãos governamentais; gestores públicos e privados; técnicos e executivos do setor de energia; concessionárias de energia; além de entidades de classe de engenharia, universidades, institutos de pesquisa etc.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo email inscricao.planeja@gmail.com, além dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245. Mais informações no Blog http://planejabrasil.wordpress.com/. Estudantes tem 50% de desconto na inscrição.
Empresas de projetos e tecnologia, fabricantes de materiais e equipamentos e prestadores de serviços interessados em apresentar soluções e tecnologias para o setor através de palestras ou divulgar sua marca e produtos através de patrocínio podem entrar em contato com a área comercial da Planeja & Informa Comunicação e Marketing, através do telefone (21) 2244-6211.

Nomes já confirmados:
Isaac José Obadia, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN
Leonam dos Santos Guimarães, Diretor Técnico e Comercial da Amazônia Azul – AMAZUL
Amilcar Gonçalves Guerreiro, Diretor de Estudos Econômico Energéticos e Ambientais da EPE
Engº Paulo César Carneiro, Assessor da Diretoria Técnica da ELETROBRAS/ ELETRONUCLEAR
Eng. Roberto Travassos, Diretor Financeiro da ABEN
Liberal Enio Zanelatto, Diretor Industrial da NUCLEP
Bernard Bastide, Diretor da AREVA para Brasil e América do Sul
Andreas Goebel, Presidente da ATMEA
Antonio Ferreira Müller, Diretor Presidente da ABDAN
Marisabel Sanchez, Chief Executive Office - Links Media Global (EUA)
Rosane Lopes, Technical Coordinator - Links Media Global
Behrooz Askari - AF -Consult Suíça Ltd. (Suíça)
Representante da ROSATOM – Rússia (Nomes dependendo de confirmação)
Ana Maria Silveira Braghirolli, Chefe do Serviço de Radiofármacos do IEN
José Antonio Carlos Canedo Medeiros, Chefe do PEN (Programa de Engenharia Nuclear) da COPPE/UFRJ

Principais temas em debate
Novos modelos para construção e gestão de usinas
Um novo papel para o setor privado
Novos modelos e tecnologias de reatores
Modelo Internacional de Licenciamento de Usinas
Prevenção de riscos e desastres naturais
Segurança – Os avanços pelo mundo com as Lições de Fukushima
O desafio do tratamento do lixo radioativo
Reator Multipropósito Brasileiro – Aposta na autossuficiência em Radiofármacos