Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Sest Senat oferece curso de Segurança no Trabalho em Altura

Sest Senat oferece curso de Segurança no Trabalho em Altura

Agência CNT de Notícias - 25 de junho de 2014 2928 Visualizações
 Sest Senat oferece curso de Segurança no Trabalho em Altura
Os trabalhos em altura - atividades desempenhadas acima do nível de dois metros do solo – ainda representam uma das principais causas de acidentes no ambiente corporativo, inclusive em áreas relacionadas ao transporte. Empresas que trabalham com operadores de guindaste ou que precisam caminhar por andaimes, por exemplo, precisam estar atentas à segurança de seus funcionários.
Atento a essa demanda, o Sest Senat oferece o curso de Segurança no Trabalho em Altura. O objetivo é orientar os trabalhadores sobre as regras da Norma Regulamentadora nº 35, do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata do assunto. A instrução normativa estabelece que toda atividade em altura deve ser planejada, evitando a exposição do trabalhador ao risco que, em muitos casos, pode ser fatal.
Como medida de prevenção e segurança, o Departamento Executivo do Sest Senat orienta as unidades a ter, no quadro de funcionários, um instrutor capacitado em Segurança do Trabalho. O curso tem vagas disponíveis, por exemplo, em Contagem (MG) – as aulas começam no dia 10 de julho. Outras unidades que já ofereceram o treinamento este ano são: Rio Claro (SP), Rio Verde (GO), Rondonópolis (MT), Santa Maria (RS), Santo André (SP), São José do Rio Preto (SP), Teresina (PI), Uberlândia (MG), Uruguaiana (RS) e Vitória da Conquista (BA).
O curso é dividido em quatro disciplinas: atividades desenvolvidas em altura; movimentação e transporte de materiais e pessoas; andaimes e plataformas de trabalho; e medidas de proteção contra quedas. Ao final das aulas, o profissional conhece as medidas de prevenção contra os acidentes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) devem ser obrigatoriamente utilizados pelos trabalhadores.
A carga horária é de 16 horas/aula. Os professores também apresentam aos alunos os principais locais onde o trabalho em altura é realizado – plataformas, escadas, andaimes e cestos aéreos –, além de ensinar como deve ser feita a sinalização de segurança dos elevadores utilizados em obras. Para participar do treinamento, o pré-requisito é ter cursado o Ensino Fundamental.

Exigências
De acordo com a NR-35, são considerados capacitados para as atividades em altura os trabalhadores submetidos e aprovados em treinamento, teórico e prático, com carga horária mínima de oito horas, cujo conteúdo programático deve, no mínimo, incluir temas como normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura; análise de risco e condições impeditivas; e riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle. 
Outras exigências são estudar sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva; EPIs para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso; acidentes típicos em trabalhos em altura; e condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.
Interessados podem consultar, no site do Sest Senat, quais unidades oferecerem o curso de Segurança no Trabalho em Altura.