Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Cinco benefícios que a gestão de fretes trará para o seu negócio

Cinco benefícios que a gestão de fretes trará para o seu negócio

Mundo Logística - 24 de julho de 2014 1312 Visualizações
Cinco benefícios que a gestão de fretes trará para o seu negócio
Qualidade nos processos, além de mais produtividade e rapidez nas entregas, atualmente, são elementos fundamentais para uma empresa permanecer no mercado. Com a crescente informatização, os consumidores têm se tornado, cada vez mais, exigentes e esperando sempre um serviço de qualidade e, ao mesmo tempo, rápido.
De acordo com o diretor comercial da TranspoBrasil, Gilson Chequeto, é importante investir em um bom sistema de Gestão de Fretes. Por meio dele, é possível otimizar diversas atividades, ganhando rapidez nas operações, controle financeiro e de qualidade, além de obter mais eficiência na administração geral. Com um bom gestor, é possível gerenciar todo o ciclo de contratação de transportes, desde a cotação e negociação das tabelas até o pagamento pelo serviço. “Investir nesse recurso, atualmente, é investir no seu negócio.”
A TranspoBrasil, de Blumenau, desenvolve softwares voltados à gestão de contratação de fretes no Brasil. A solução TranspoFrete tem como principal função a gestão da contratação de fretes e logística e tem agradado empresas como Altenburg, Taschibra, Stemac e Hemmer. Entre os diferenciais constam a redução efetiva nos custos de frete, o monitoramento da qualidade nas entregas, a administração de contratos com as transportadoras, a comparação da evolução dos valores de fretes a cada negociação, a cotação Spot online, a aferição de fretes automática, o painel gerencial com indicadores e alertas, entre outros.

Benefícios da Gestão de Fretes
1. Controle centralizado de todos os processos
Uma plataforma para Gestão de Fretes centraliza, em um único portal, todas as informações do negócio. É possível que as transportadoras administrem pendências de submissão e recepção de EDIs, façam o preenchimento de cotações e acompanhem a liberação de pagamentos. Assim, as informações importantes ficam reunidas em um só lugar, o que, por sua vez, facilita e agiliza a gestão dos embarcadores, que conseguem administrar bem todo o processo de contratação de transportes, além de evitar tomadas de decisão equivocadas por falta de dados completos do negócio.
Essa melhoria do ciclo significa para os embarcadores uma grande redução de custos, sobretudo. Isso ocorre, pois, a automação da logística também permite que os embarcadores tenham seus processos acompanhados pelas transportadoras que utilizam o mesmo sistema. Dessa forma, esses embarcadores otimizam seus controles, mas sem encarecer a rotina das transportadoras.
 
2. Maior efetividade nas entregas
A Gestão de Fretes permite que as operações sejam executadas e gerenciadas com muito mais qualidade. Por meio do painel de bordo, é possível visualizar as pendências de logística e gerenciar o status de todos os embarques. Desse modo, consegue acompanhar se os prazos de entrega estão sendo cumpridos, garantir a eficácia dos processos, a satisfação do cliente ou, ainda, evitar perda de tempo, dando justificativas para os clientes que não sabem onde estão seus pedidos.
 
3. Análise precisa de informações
Em um sistema automatizado, os dados inseridos são mensurados e analisados sem riscos de erro humano, seja de cálculo ou por esquecimento de alguma informação. A Gestão de Fretes permite acesso ao histórico de fretes, fazendo simulações de cálculos de valores e possibilitando um melhor controle de custos em futuras negociações.
Por meio desses dados, descobrem-se quais transportadoras possuem um melhor perfil de atendimento, podendo priorizá-las para integrar a rede de transportadoras da empresa. Ou seja, a análise precisa de informações que a Gestão de Fretes oferece possibilita fazer melhores tomadas de decisão, direcionando o negócio para obter mais vantagens financeiras e qualidade no serviço.
 
4. Total controle financeiro
O sistema para Gestão de Fretes também fornece mais controle financeiro ao gestor e, portanto, mais economia e lucros para o negócio. O sistema controla os saldos de cada transportadora por fretes, demonstrando os valores cobrados e detectando possíveis descontos de direito do embarcador ou itens não negociados ou cobrados diferentemente da tabela negociada.
Pode-se, inclusive, mapear o histórico da despesa de fretes para cada família de produto, mapear os custos por região e ter um controle exato do gasto mensal com este serviço. Assim, um controle financeiro auxilia sua empresa na gestão de reajustes de preço, apontando as variações ocorridas nas tabelas e comparando-as com tabelas anteriores, facilitando, assim, as negociações de reajuste de tabela.
 
5. Facilidade na troca eletrônica de dados (EDI)
A troca de dados e arquivos com as transportadoras precisa ocorrer com rapidez e eficácia, afinal, nenhuma informação pode ser perdida. Assim, o recurso disponibiliza o EDI completo para Notas Embarcadas (NOTFIS), Recebimento de Conhecimento Emitidos (CONEMB), Recebimento de Faturas de Fretes (DOCCOB), Recebimento de Ocorrências e Entregas, além de Boletins de Ocorrências (OCOREN). Dessa forma, a gestão de fretes se dá por meio de uma comunicação transparente entre o embarcador e a transportadora, simplificando e dinamizando essa operação.