Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Remo Cimino (1941-2014)

Remo Cimino (1941-2014)

- 14 de agosto de 2014 2265 Visualizações
Remo Cimino (1941-2014)
O dia 9 de agosto de 2014 marcou com tristeza o fim da trajetória, inegavelmente, vitoriosa do engenheiro Remo Cimino. Nessa data, aos 73 anos, o incansável lutador e memorável estudioso da engenharia civil e da realidade brasileira morreu no auge da sua capacidade produtiva e criativa.
Sempre envolto em muitos planos e projetos, em desenvolvimento, Cimino deixa um legado imensurável de realizações que, certamente, continuará servindo de modelo, tanto para os que o conheceram e tiveram a experiência de beber da fonte do seu crescente saber, quanto para os que ainda terão contato com sua obra e seus ensinamentos.
Este portal, Engenharia Compartilhada, desenvolvido com a parceria do também engenheiro Roberto José Falcão Bauer é, sem dúvida, um magnífico exemplo do que Remo Cimino pregava a respeito do aprofundamento e da disseminação do conhecimento, em todos os níveis e segmentos, sempre com o respaldo da ética, do idealismo, do profissionalismo e da generosidade. 
Ao longo da vida profissional, ele atuou em importantes obras de infraestrutura, no Brasil e no exterior. O seu primeiro emprego, segundo conta o engenheiro Roberto, foi na Falcão Bauer, tão logo se formou. Depois, passou por diversos setores da engenharia, atuando, entre outros empreendimentos, nas obras do Metrô de São Paulo, edificação, indústria, hospitalar, saneamento básico, barragens, complexos urbanos, pontes e viadutos, o que lhe proporcionou uma ampla visão sistêmica do setor da engenharia e do País.
O Remo teve uma formação profissional rica e multifacetada, reunindo conhecimentos desde a produção de concreto, projeto, planejamento, execução e gerenciamento de grandes obras. Disso tudo, surgiu o interesse por repassar seu conhecimento técnico e profissional, valendo-se dos recursos que existiam então. Ou seja, por meio da literatura técnica, resume Roberto José Falcão Bauer.
Nesse sentido, ele focou o seu trabalho na produção de livros fundamentais para o estudo da engenharia no País, como  Planejar para Construir, que foi lançado na década de 1980 e que teve mais de dez mil exemplares vendidos, além de também servir como tema para a formulação de teses de mestrado e de MBA. Anos depois (1990/1992), escreveu Sistemática para a Construção, outra importante obra que serviu de base para a elaboração de um estudo profundo sobre a engenharia civil.
Na primeira metade da década de 2000, ele realizou o curso de Direção de Empresas na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), com a apresentação da monografia Utilização de Indicadores de Desempenho para o Gerenciamento de Projetos e de Empresas”, segundo as metodologias do Project Management Institute (PMI) de Balanced Scorecard.
Em 2006, retomou o convívio com o Grupo Falcão Bauer, por intermédio dos engenheiros Roberto José e Vera Lúcia Falcão Bauer, constatando o alinhamento comum entre os interesses e objetivos, de ambas as partes. Durante muito tempo, então, Remo e Roberto passaram a se reunir, sistematicamente a partir de 2006, para discutir, aprimorar e desenvolver um acervo de escritos, informações e constatações, que acabaram por resultar na criação do portal Engenharia Compartilhada. 
Essa ferramenta virtual, hoje hospeda um profícuo conteúdo de programas de capacitação profissional de engenheiros, arquitetos, gestores de obras, etc. No portal são apresentados mais de 30 assuntos, de forma prática e objetiva, sobre processos de trabalho, fluxogramas e organogramas, que visam contribuir para a solução de questões do dia a dia das empresas de engenharia e construção.
Assim, a obra de Remo Cimino fica registrada e postergada para que as novas gerações possam ter um denso, valioso e fundamental ponto de partida para outras descobertas e o desenvolvimento do conhecimento humano. 
Roberto José Falcão Bauer encontrou entre os inúmeros documentos de seu pai, o texto (sem identificação do autor), publicado a seguir, que reflete o modo de vida do mestre e engenheiro Luiz Alfredo Falcão Bauer e, do amigo e colaborador engenheiro Remo Cimino.
 
/