Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Novidades para consumir menos energia

Novidades para consumir menos energia

intelog - 27 de agosto de 2014 1261 Visualizações
Novidades para consumir menos energia

O mercado da construção sustentável cresce no Brasil e traz novos produtos voltados à economia de energia, uso racional da água e conforto térmico e acústico dos ambientes. Detectamos a oportunidade de fazer um grande evento focado nesse segmento, destaca Liliane Bortoluci, diretora da Expo Arquitetura Sustentável, organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado., que começa hoje em São Paulo.

A expectativa é receber sete mil visitantes nesta primeira edição, especialmente, arquitetos, consultores, engenheiros, designers de interiores, fabricantes, representantes de incorporadoras e órgãos governamentais e, também, pessoas interessadas em aplicar medidas de ecoeficiência em residências ou edificações.

O leque de produtos inovadores aumenta ano a ano no mercado e diversos deles estarão expostos na feira. A empresa Ecoblock, utilizando tecnologia própria e patenteada no Brasil, produz ecomadeira feita a partir de 70% de resíduos plásticos industriais e domésticos e 30% de resíduos de fibras naturais como cascas de arroz ou de coco, juta, entre outros. Os telhados verdes garantem conforto térmico nas casas e edifícios e retêm água da chuva. A Ecotelhado agrega tecnologias que permitem pontuar nas sete dimensões da certificação LEED, entre elas, placas fotovoltaicas, painéis de LED, sistema de captação da água da chuva e tratamento do efluente de edificações.

A nanotecnologia é aplicada a produtos sustentáveis. É o que faz a Nanotech do Brasil, que oferece soluções para isolamento térmico, entre elas, o Nanothermic1 que é aplicado em telhados, uma espécie de pintura branca (cool roof) e reflete 90% dos raios solares. Com isso há redução de até 35% da temperatura ambiente reduzindo em até 35% a temperatura do ambiente.

Na feira, estão previstas conferências com 80 palestrantes e um público estimado de 800 pessoas. Entre os painéis de destaque o de Jerry Yudelson, presidente do Green Building e Prashant Kapoor, especialista em sustentabilidade e negócios ambientais da Corporação Financeira Internacional (International Finance Corporation - IFC) do Banco Mundial. Entre os brasileiros, haverá apresentação de José Joaquim Amaral Ferreira, diretor da Fundação Vanzolini.

No dia 29, após o encerramento da feira, haverá visitas técnicas de grupos previamente inscritos para conhecer empreendimentos sustentáveis. O objetivo é que as pessoas possam ver, na prática, as soluções, diz Liliane Bortoluci.

 
Por Valor Econômico - SP