Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Gestão de projetos deve valorizar a qualidade

Gestão de projetos deve valorizar a qualidade

- 18 de setembro de 2014 801 Visualizações
 Gestão de projetos deve valorizar a qualidade
A valorização da qualidade nos projetos de arquitetura e engenharia inclui processos que assegurem a satisfação das necessidades para as quais o projeto foi criado e envolve todas as atividades (áreas de conhecimento da empresa) relacionadas com normas, objetivos e responsabilidades.
A direção de uma empresa deve ter as seguintes responsabilidades frente a um projeto:
Metas: Parte dos objetivos a serem atingidos a curto prazo e, via de regra, devem ser setorizados. Precisam ser mensuradas e monitoradas ainda enquanto são processos, planos e projetos.
Táticas: São as formas e os caminhos escolhidos, que devem obedecer aos planos e aos projetos, para atingir as metas.
Decisões e ações: Correspondem às atitudes, aos comportamentos e aos processamentos direcionados ao cumprimento das estratégias dos planos e projetos.
Resultados: Medidas quantitativas e/ou qualitativas do desempenho da empresa e/ou processos que, se comparados às metas, tanto podem apresentar superávit quanto déficit. Necessitam de acompanhamento, durante o processo; dimensionamento, ao final; e comparação com outros parâmetros de excelência. 
Daí é possível extrair a política de qualidade, que deve ser comunicada intensamente dentro da empresa, por meio de simpósios, palestras, quadro de avisos, etc., para que todos a entendam conscientemente.