Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Mobilidade e sustentabilidade nas cidades são o foco de seminário em outubro

Mobilidade e sustentabilidade nas cidades são o foco de seminário em outubro

Agência CNT de Notícias - 18 de setembro de 2014 1083 Visualizações
 Mobilidade e sustentabilidade nas cidades são o foco de seminário em outubro
Qualidade do transporte público e sua competitividade com os modos individuais, planejamento da mobilidade e das cidades, questões relacionadas com organização, governança, financiamento, tecnologias e inovações para melhoria da qualidade da mobilidade. Esses são alguns dos temas que serão tratados no “II Seminário Internacional Mobilidade e Transportes: Mobilidades para cidades sustentáveis”, que será realizado entre os dias 20 e 24 de outubro, na Câmara dos Deputados.
Em inúmeros países, a preocupação com os problemas que envolvem a mobilidade são cada vez mais estudados devido a problemas ambientais, sociais e econômicos que o uso do automóvel provoca. Portanto, as discussões vão girar em torno de alternativas para a mitigação dos efeitos negativos dos transportes como poluição, acidentes de transporte, congestionamentos, entre outros. Além disso, serão debatidas propostas que considerem o uso do espaço com maior eficiência e eficácia para a sustentabilidade urbana. 
O evento tem como objetivo incentivar a reflexão e disseminar teorias, práticas e políticas nacionais e internacionais para a mobilidade nas cidades tanto para gestores como para a sociedade civil. As conclusões decorrentes do seminário poderão orientar as diretrizes e políticas para investimentos, obras e melhoria da mobilidade sustentável nas áreas urbanas.
Nas mesas de debate, pesquisadores do Brasil, da Alemanha, Argentina, Dinamarca, França, dos Estados Unidos, de Portugal, do Reino Unido e da Turquia, gestores públicos das três esferas de governo, representantes da academia e da sociedade civil organizada discutirão experiências e soluções para a mobilidade urbana. Os painéis serão moderados pelo corpo acadêmico da UnB (Universidade de Brasília), e o público será convidado a participar com comentários e perguntas após a apresentação dos debatedores.
Desta vez, o evento inclui como justificativa a iniciativa do Sest Senat que, por meio do ITL (Instituto de Transporte e Logística), lançou o edital “Apoio ao Desenvolvimento Científico na Área de Transportes” para apoiar projetos de pesquisas interdisciplinares e integrados em relação ao tema do Seminário e a parceria com instituições nacionais e internacionais. 

Serviço
II Seminário Internacional Mobilidade e Transportes: Mobilidades para cidades sustentáveis
Data: 20 a 24 de outubro
Local: Auditório Nereu Ramos, Anexo II da Câmara dos Deputados
Veja a programa completa 
Inscrições gratuitas e limitadas. Inscreva-se! 
Mais informações: 3107-1115 / 3107-0975