Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Especialistas percorrerão cidades apresentando soluções para metrópoles

Especialistas percorrerão cidades apresentando soluções para metrópoles

- 08 de outubro de 2014 1536 Visualizações
Especialistas percorrerão cidades apresentando soluções para metrópoles
Entre os dias 7 e 27 de outubro, as cidades de Ribeirão Preto, Santos, Campinas, São Paulo, Bauru e São José dos Campos receberão especialistas internacionais que apresentarão palestras abordando as cidades inteligentes, com arquiteturas sustentáveis e gestão de conglomerados, temas que surgem entre os principais assuntos da sociedade atual. Grandes nomes da arquitetura e urbanismo, como o brasileiro Ruy Ohtake, trarão ao evento A Cidade e o Jovem - Territórios de Vida em Comum” exemplos ibero-americanos mundiais bem sucedidos que podem ser aplicados nas cidades brasileiras.
O evento trará em sua segunda edição experiências ibero-americanas que promovem um ambiente urbano mais inclusivo, com iniciativas que melhoraram a acessibilidade dos espaços públicos, aperfeiçoamento da gestão das metrópoles e a aplicação de métodos e tecnologias que deram forma ao conceito de cidade inteligente, como Portugal, que hoje surge como referência no tema.
Apesar das dificuldades, as metrópoles brasileiras avançam para uma melhor mobilidade urbana, organização dos espaços e inclusão. A cidade de São Paulo, por exemplo, que tem meta de construir 400 km de ciclovias, tem aprovação de 88% dos paulistanos para a expansão das faixas exclusivas para bicicletas, de acordo com pesquisa do Ibope para a Rede Nossa São Paulo.
Em outro caso da capital paulista, uma das maiores comunidades do país, o Heliópolis, viu sua arquitetura se transformar e incluir uma nova realidade aos próprios moradores da região. Creches, centros culturais esportivos, escolas técnicas e parques foram erguidos ou adaptados pelo arquiteto Ruy Ohtake.
O evento é organizado pela ONG Opção Brasil e patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) e acontecerá nas universidades Barão de Mauá em Ribeirão Preto, Unisantos em Santos, Unicamp em Campinas, FIAM-FAAM em São Paulo, na sede da OAB de Bauru, em parceria com a UNESP e UNIVAP São José dos Campos.
Nessas apresentações, os estudantes terão a oportunidade de conhecer e debater cases de sucesso aplicados em outras cidades que podem servir de inspiração para a resolução de problemas de espaços urbanos e melhora na qualidade de vida da sociedade brasileira. Estarão em pauta temas como “O Plano Estratégico Montevideo 2030”, “A arquitetura de paisagem e a valorização dos espaços públicos”, “Políticas para gestão de aglomerados urbanos” e “O caso das Smart Cities em Portugal”.
As inscrições para as palestras em todas as universidades da grade são gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas por meio do site do evento.