Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias COI exalta evolução do Rio de Janeiro na preparação para os Jogos de 2016

COI exalta evolução do Rio de Janeiro na preparação para os Jogos de 2016

Portal Brasil 2016 - 08 de outubro de 2014 1165 Visualizações
 COI exalta evolução do Rio de Janeiro na preparação para os Jogos de 2016
Rio de Janeiro (RJ) - Após três dias no Rio de Janeiro, a Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) reuniu a imprensa nesta quarta-feira (01.10), na sede do Comitê Organizador Rio 2016, para falar sobre a preparação da cidade para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Foi a sétima visita da comissão, liderada pela marroquina Nawal El Moutawakel, que volta ao país em fevereiro de 2015.
Em relação à visita anterior, em março deste ano, Nawal teceu diversos elogios ao avanço visto de perto por ela e pela equipe do COI. “Deixamos o Rio satisfeitos com o progresso atingido. O comprometimento das autoridades brasileiras foi evidenciado pela presença da presidenta Dilma Rousseff durante a visita ao Parque Olímpico. Seguimos confiantes de que, mesmo com um prazo apertado, nossos parceiros brasileiros realizarão os Jogos com sucesso”, afirmou a marroquina.
 
Durante coletiva de imprensa, comitiva do COI reafirmou confiança no sucesso dos Jogos no Brasil
A comissão do COI passou pelas obras da Vila Olímpica, do Parque Olímpico da Barra da Tijuca e do campo de golfe, além de ter sido informada do avanço de outras áreas, como a Região Deodoro. De acordo com Nawal, tudo que foi presenciado e informado ao COI reafirmou a tranquilidade em relação aos prazos de entrega.
“Entramos nos últimos dois anos de preparação e vimos que tudo está andando com velocidade máxima, especialmente as construções esportivas. Temos recebido relatórios sólidos e pudemos ver em primeira mão os avanços que estão sendo feitos”, destacou a marroquina.
 
Baía de Guanabara
Um dos principais pontos de preocupação nas últimas visitas, a Baía de Guanabara também recebeu comentários positivos da presidente da Comissão de Coordenação do COI. Segundo ela, o evento-teste da vela, realizado no início de agosto, contribuiu para deixar uma imagem bastante positiva.
“O evento foi um sucesso. Os atletas puderam competir em boas condições e tiveram boas performances. Estavam todos felizes e não creio que haja grandes preocupações em relação às condições para atletas e torcedores em 2016”, tranquilizou.

Nawal El Moutawakel fará nova visita ao Brasil em fevereiro de 2015
Presidente do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman também falou sobre o assunto e citou o evento-teste como exemplo de que os preparativos para os Jogos estão no caminho certo. “Foi magnifico e superior a qualquer expectativa. Os atletas comemoraram e até nadaram na Baía”, lembrou Nuzman.
Até 2016, o Rio de Janeiro deve receber outros 44 eventos-teste de diversas modalidades, competições que servirão para verificar as condições de cada um dos locais que sediará eventos durante os Jogos.
 
Cooperação e legado
Além do avanço visível das obras, Nawal fez questão de ressaltar a cooperação entre todos os entes envolvidos na preparação para os Jogos do Rio 2016. “É um processo em andamento. Estamos aqui como um time, trabalhando de mãos dadas para que os Jogos ocorram da melhor maneira possível”, destacou.
Ao longo das reuniões, a comissão do COI ouviu a prefeitura e o governo do Rio de Janeiro, mas também conversou com o governo federal, por meio do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), general Fernando Azevedo e Silva.
Para Nawal, todo o processo de preparação será fundamental para o Rio de Janeiro e para o Brasil após a realização dos Jogos. “O Rio vai passar por uma completa transformação na cidade. O evento terá um impacto no estado e no país e vai trazer vários aspectos positivos”, comentou a marroquina, citando que para cada real gasto em estruturas esportivas, outros cinco estão sendo destinados a projetos de legado, como o metrô, BRTs, saneamento básico, controle de enchentes, Centro de Operações e a revitalização da área portuária.