Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias ABEEólica celebra 6 GW de potência eólica instalada no Brasil

ABEEólica celebra 6 GW de potência eólica instalada no Brasil

Fator Brasil - 12 de janeiro de 2015 970 Visualizações
ABEEólica celebra 6 GW de potência eólica instalada no Brasil
Com a nova marca de 6 GW, a fonte eólica passa a ter 4,5% de participação na matriz elétrica brasileira, contabilizando 241 parques eólicos distribuídos por onze estados. A marca de 6 GW foi atingida logo na primeira semana de janeiro de 2015, com a entrada em operação em teste de quatro novos parques eólicos localizados no estado da Bahia.
É muito relevante considerar o desenvolvimento rápido e expressivo deste setor. No final de 2012, o Brasil dispunha de uma capacidade instalada de 2,5 GW, e já no começo de 2015 o montante desta potência é de 6 GW. Em apenas dois anos a potência instalada no Brasil mais que duplicou com a instalação de 3,5 GW.
Para a presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Silva Gannoum, o volume atingido demonstra o crescimento da consolidação da indústria eólica no Brasil. “Nossa expectativa é que sejam contratados e instalados no mínimo 2 GW de potência eólica a cada ano. Segundo as perspectivas do Governo o setor eólico deve atingir 22,4 GW de potência instalada em 2023, e as previsões do setor indicam um crescimento ainda maior que alcança 25,6 GW”, avalia.
Em índices sustentáveis, os 6 GW representam para a nação brasileira mais de 90 mil empregos gerados, 10 milhões de residências abastecidas mensalmente e 5 milhões de toneladas de CO2 evitadas.
“Os números gerados mostram o crescimento virtuoso da indústria de energia eólica no Brasil que teve início principalmente a partir de 2009, quando esta fonte foi inserida na matriz elétrica por meio de leilões competitivos. Estamos no caminho certo!”, comenta Gannoum.