Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Maior dique flutuante do mundo deixa o Porto do Açu em São João da Barra

Maior dique flutuante do mundo deixa o Porto do Açu em São João da Barra

Do G1 Norte Fluminense - 20 de janeiro de 2015 2286 Visualizações
 Maior dique flutuante do mundo deixa o Porto do Açu em São João da Barra
O maior equipamento do mundo para fabricação de moldes para blocos gigantes de concreto, deixou o Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com informações da Prumo Logística, empresa que atualmente constrói e desenvolve o Porto do Açu.
O dique flutuante 'Kugira', deixou o porto após fabricar 42 blocos de concreto flutuantes necessários ao Projeto do Terminal 2. Os blocos estão sendo utilizados na construção do quebra-mar do Terminal 2. A tecnologia é considerada pioneira no país. O equipamento foi conduzido por rebocadores até Angra dos Reis, onde será transferido para um navio e depois seguirá para a Espanha.

O equipamento pertence à construtora espanhola Acciona e chegou ao Porto do Açu em 2012. Segundo informações da Prumo, foi a primeira vez que o equipamento esteve no Brasil. Com mais de 70 metros de comprimento, o Kugira fabrica peças de até 33.500 mil toneladas. Cada bloco possui 66,85 metros de comprimento, 24 metros de largura e altura que varia entre 18 e 21 metros.