Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Piso em estação de metrô na França gera energia por meio de passos

Piso em estação de metrô na França gera energia por meio de passos

- 09 de fevereiro de 2015 2273 Visualizações
Piso em estação de metrô na França gera energia por meio de passos
A cada passo que cada pessoa no mundo dá, energia poderia ser gerada para acender lâmpadas e carregar gadgets. Para a Pavegen, essa pode ser uma realidade em cerca de 10 anos, mas por enquanto, é só um teste. Na estação de metrô de Sait-Omer, no norte da França, 14 peças retangulares foram instaladas no chão, por onde passam milhares de pessoas todos os dias. O resultado foi energia limpa suficiente para alimentar lâmpadas LED e permitir que os passageiros recarreguem seus celulares em duas portas USB instaladas em um banco.
Toda vez que alguém pisa na placa, o material, feito 100% com borracha reciclada, se curva levemente, criando cerca de 7 watts de energia cinética convertida, que é armazenada em pequenas baterias embutidas no piso e pode ser utilizada em até 72 horas.
Gerar energia solar ou eólica é mais prático, mas nem sempre viável em grandes centros urbanos. Embora um passo na placa a Pavegen crie energia suficiente apenas para manter uma lâmpada acesa por alguns segundos, basta pensar em quantos passos as pessoas dão por dia para entender o potencial dessa tecnologia.