Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Sonda IT e Construtivo se unem para levar GED completo ao setor de engenharia

Sonda IT e Construtivo se unem para levar GED completo ao setor de engenharia

Assessoria - 31 de março de 2015 1458 Visualizações
São Paulo, março de 2015 – Para atender o ciclo de vida completo de um projeto de engenharia, que demanda controle tanto no momento da execução quanto no pós-obra, é preciso ter um sistema rápido e robusto para o rastreamento de documentos em função das melhorias e da manutenção. De olho nesta necessidade, a Sonda IT e o Construtivo estão se unindo para levar uma proposta completa e integrada ao mercado de construção.
A meta é unir a solução Colaborativo, do Construtivo, à tecnologia Documentum, da EMC, fornecida pela Sonda IT, maior integradora latino-americana de soluções de Tecnologia da Informação. Adquira conjuntamente, as soluções serão implementadas de forma integrada no cliente, visando uma capacidade maior de gestão em todas as etapas de uma obra. Enquanto o Colaborativo atenderá todas as demandas do gerenciamento de uma obra, o Documentum será desenvolvido para receber toda a documentação gerada no projeto, apoiando o rastreamento de toda a documentação, os processos de melhorias e as manutenções.
Reconhecida pela sua capacidade de gerenciar do início ao fim uma obra de engenharia, o Construtivo, uma das principais empresas voltadas para o gerenciamento de processos, com especialização em engenharia civil, através da sua solução Colaborativo, que é oferecido em nuvem no modelo SaaS (Software as a Service), possibilita agilidade no gerenciamento de todo o trâmite de documentos envolvidos em uma obra.
O processo do Colaborativo envolve desde o contrato, evolução da obra, prazos, questões físicas e financeiras, reuniões, workflow de documentos e projetos, mantendo na nuvem e totalmente acessível, em qualquer lugar e hora, todas as informações necessárias para o andamento dos projetos. Por se tratar de uma solução especialista para o setor de construção, a tecnologia é considerada um modelo plug and play, necessitando de poucas customizações. Além do tempo de implementação ser rápido, a solução Colaborativo ainda traz a vantagem do custo, que é acessível a qualquer tamanho de empresa.
Enquanto as empresas são assistidas pelo Colaborativo durante a obra, a Sonda IT promoverá o desenvolvimento da solução Documentum para que a mesma esteja apta para receber todos os documentos gerados pela solução do Construtivo. Através de conectores que integram o Colaborativo ao Documentum, desenvolvidos pela Sonda IT, as empresas terão a garantia de que todos os processos gerados no Colaborativo entrarão no repositório do Documentum de forma automática.
A oferta proposta pelas empresas pode ser adquirida 100% na nuvem, visto que a solução do Construtivo é nativa em SaaS, enquanto a Sonda IT detém em seu portfólio a oferta do Documentum na nuvem. “Estamos unindo o melhor das duas soluções para levar um pacote completo ao mercado de construção. O cliente ganha agilidade na gestão de sua obra e segurança na rastreabilidade de toda a documentação para ser utilizado posteriormente, o que garante uma gestão completa e robusta do ciclo de vida de um projeto de engenharia”, comenta Waldir Rodrigues Júnior, diretor de outsourcing da Sonda IT.
Para o Construtivo, a parceria com a Sonda IT amplia o fluxo de gestão de sua base de clientes. “O Documentum fornecido pela integradora agrega em nossa oferta o início de um novo ciclo de gestão, complementar ao que promovemos por meio de uma solução especialmente desenvolvida para o gerenciamento de uma obra, compartilhando informações de todas as etapas do empreendimento”, comenta Marcus Granadeiro, presidente do Construtivo.
Sobre o Construtivo.com
O Construtivo, empresa de fornecimento de solução para gestão e processos (começo, meio e fim) para o mercado de Engenharia, com oferta 100% na nuvem e na modalidade de serviço (SaaS, do inglês Software as a Service), foi fundado em 1999 pelo Banco Santander espanhol iniciando suas atividades como prestador de serviços na área de tecnologia voltada à construção civil. Em 2004, a operação brasileira se tornou independente e hoje, a Construtivo.com conta com mais de 20.000 usuários, além de ser referência nacional pelo pioneirismo nas ofertas do modelo SaaS e no conceito nuvem para diversas áreas, tais como energia, transporte, administração pública, manutenção, entre outras.
 Com cerca de 100 clientes ativos, entre eles CSN, Voith, Cyrela Sul, Direcional, Rodobens, Makro, UHE Belo Monte, Rumo, Schahin e Raízen, a Construtivo.com se tornou uma das principais empresas voltadas para o gerenciamento de processos com especialização em engenharia civil do país.
 Detentora de um portfólio completo de soluções colaborativas e de computação gráfica, a meta da companhia é manter-se em evidência entre os fornecedores de tecnologia para o mercado de engenharia civil e arquitetura, estimulando a realização de pesquisas acadêmicas focadas na melhoria da coordenação de projetos e na qualidade das obras, além de expandir o uso de sua aplicação para outros setores, como infra-estrutura, gerenciadores de obras, energia, varejo, entre outros. Mais informações: www.construtivo.com
 
 
Sobre a Sonda América Latina (www.sonda.com) e a Sonda IT (www.sondait.com.br)
A Sonda é a maior integradora latino-americana de serviços e soluções de Tecnologia da Informação (TI). Fundada em 1974, a companhia tem presença direta em dez países da região, tais como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai. A companhia conta com 22 mil colaboradores e seu faturamento em 2014 alcançou a marca de US$ 1.447,8 bilhão. Suas principais áreas de negócios são os serviços de TI em diferentes modalidades, aplicações e infraestrutura. Sua cobertura de negócios compreende uma ampla diversidade de indústrias.
No Brasil, a Sonda IT atua desde 1989 e está presente nos principais Estados do País.