Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Conheça curiosidades sobre equipamentos dos sistemas submarinos da Petrobras

Conheça curiosidades sobre equipamentos dos sistemas submarinos da Petrobras

Jornal do Brasil - 25 de maio de 2015 3016 Visualizações
 Conheça curiosidades sobre equipamentos dos sistemas submarinos da Petrobras
O papel da engenharia submarina tem sido decisivo para a Petrobras produzir em águas profundas e ultraprofundas. Soluções tecnológicas sofisticadas, com equipamentos bastante específicos, permitem a empresa levar o petróleo e o gás natural do fundo do mar até suas unidades de produção. Alguns dos termos que designam esses equipamentos são curiosos e outros, difíceis de entenderpara quem não é familiarizado com o tema.
Saiba quais são e entenda como funcionam alguns dos  principais equipamentos submarinos da Petrobras.
Modelo de Árvore de Natal Molhada usado no Pré-Sal
 
Árvore de Natal Molhada
/ 
O nome “árvore de natal” surgiu na década de 1930, quando habitantes de províncias petrolíferas terrestres, nos EUA, associaram o equipamento – que estava coberto de neve – a um pinheiro de Natal. Com a completação dos primeiros poços submarinos na década de 60, o termo ganhou oadjetivo “molhada” quando passou a ser instalada no fundo do mar.
Trata-se de um conjunto de válvulas operadas remotamente, que controlam ofluxo dos fluidos produzidos ou injetados no poço. Suporta elevadas pressões e diferentes faixas de temperatura ambiente. É instalada na cabeça do poço submarino, com o auxílio de mergulhadores (profundidades de até 300 metros) ou de veículos de operação remota (ROV), para águas profundas e ultraprofundas.
 
Instalação de manifold submarino de produção no campo de Roncador, em 2014
Manifold
/ 
O manifold é um conjunto de válvulas e acessórios que serve para direcionar a produção de vários poços para um duto coletor, o qual conduz a produção total para uma unidade de produção. Esse tipo de equipamento ajuda a reduzir o número de linhas (dutos) conectadas à plataforma, além de diminuir o comprimento total das linhas de poços usadas num sistema de produção. Pode também ser usado para permitir que um grupo de poços compartilhe sistemas de injeção de água e gas lift(elevação de óleo e gás até a superfície por meio de gás pressurizado).
 
Linha flexível com camadas aparentes
Linhas flexíveis
/ 
As linhas flexíveis são os dutos empregados em todo sistema submarino de coleta e escoamento, que conduzem os fluidos produzidos pelo poço para as unidades de produção. Elas podem ser utilizadas para a interligação de uma unidade a outra, para a injeção ou o descarte de fluidos em reservatórios ou para a exportação da produção para terra. Seu formato é tubular, com camadas de materiais metálicos e não metálicos, cada qual com uma função específica. Em suas extremidades, possuem acessórios denominados “conectores”, ligando as árvores de natal molhadas a manifolds ou risers.
 
Risers
/ 
Rígidos ou flexíveis, os risers são os trechos suspensos das tubulações que interligam as linhas de produção submarinas (vindas de uma árvore de natal molhada ou de um manifold) às plataformas. Podem também ser utilizados para conduzir fluidos da superfície até o leito marinho, como os risers de injeção e de exportação.
 
Equipamentos de interligação dos tipos PLET e PLEM
/ 
Os PLETs (Pipeline End Termination) são equipamentos que possibilitam a interligação submarina entre dutos rígidos e dutos flexíveis ou entre um duto e um equipamento submarino.
Os PLEMs (Pipeline End Manifold) são instalados na extremidade de um trecho de duto, permitindo sua interligação com outros trechos de dutos. 
 
Seção de um umbilical eletro-hidráulico
/
Umbilicais
Os umbilicais eletro-hidráulicos são conjuntos de mangueiras e cabos elétricos, utilizados para operar remotamente equipamentos e válvulas submarinas, injetar produtos químicos e monitorar parâmetros operacionais (temperatura e pressão) de poços.

foto abertura - Lançamento de árvore-de-natal molhada no campo de Roncador, na Bacia de Campos (José Caldas / Banco de Imagens Petrobras)
1 - Modelo de Árvore de Natal Molhada usado no Pré-Sal
2 - Instalação de manifold submarino de produção no campo de Roncador, em 2014
3 - Linha flexível com camadas aparentes
4 - Modelos de risers usados no Pré-Sal
5 - PLEM no Porto de São Sebastião, aguardando instalação (Thiago Santos Costa / Banco de Imagens Petrobras)
6 - Seção de um umbilical eletro-hidráulico.