Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias MRV Engenharia lança selo ambiental para certificação de empreendimentos e canteiros de obras

MRV Engenharia lança selo ambiental para certificação de empreendimentos e canteiros de obras

- 06 de julho de 2015 1343 Visualizações
 MRV Engenharia lança selo ambiental para certificação de empreendimentos e canteiros de obras
 
A MRV Engenharia lançou no último dia 22 de junho dois selos ambientais que certificarão os empreendimentos habitacionais e os canteiros de obras da construtora. Intitulados “Lar Verde Lar” e “Obra Viva”, os selos são uma iniciativa pioneira da companhia para incentivar a adoção de práticas sustentáveis, a melhoria contínua da qualidade dos residenciais e da comunidade no entorno.
 
Para obtenção do selo “Lar Verde Lar” que certifica o empreendimento, o residencial deverá atender a 16 recomendações obrigatórias, como a realização de melhorias no entorno, instalação de coleta seletiva e dispositivos de economia de água e energia como medidores individualizados, sensores de presença e descargas com sistema dual flush. Já o selo “Obra Viva” que certifica o canteiro, prevê que a obra apresente 11 critérios obrigatórios, como sistema de aquecimento solar, gestão de resíduos, utilização de madeira certificada e reaproveitamento de água, entre outros.
 
Segundo Flávio Vidal, gestor executivo de Inovação e Qualidade da MRV, os selos serão concedidos para as obras iniciadas a partir do próximo mês. “Já estão sendo realizados treinamentos com os engenheiros para prepará-los para o atendimento as especificidades do selos e faremos, ao início de cada obra, uma palestra para sensibilização dos colaboradores. Serão ministrados também, na entrega dos empreendimentos certificados, treinamentos para os síndicos para orientação sobre os sistemas implantados no residencial”, afirmou o gestor. Para garantir que os itens sejam cumpridos, auditorias periódicas serão realizadas pela equipe de Qualidade da MRV.
 
O gestor informa que a economia de água é uma das prioridades da certificação e que além dos ganhos ambientais, o resultado financeiro para o condomínio é muito significativo. A previsão é que os empreendimentos que possuírem o selo ambiental da MRV tenham uma economia na conta de água, somente com a utilização do sistema dual flush, por exemplo, de 48,5%. “Os selos são motivo de grande orgulho para nós, especialmente por atuarmos no segmento de imóveis econômicos, que normalmente não são contemplados por iniciativas como essa. Nossa expectativa é de que 100% dos empreendimentos e canteiros sejam certificados, a partir da implantação”, afirmou o gestor.
 
As obras certificadas serão identificadas por meio de placas sinalizadoras no local, e os clientes poderão reconhecer os empreendimentos que possuírem o selo por meio do memorial descritivo do imóvel.
 
A MRV Engenharia
 
Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Em 35 anos de atividades, vendeu mais de 250 mil unidades. É a única construtora brasileira presente em mais de 130 cidades de 19 Estados e no Distrito Federal. No primeiro trimestre ano de 2015 a companhia vendeu 9.040 unidades e lançou 6.282 imóveis.