Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Paris terá seu primeiro arranha-céu em 42 anos, e a espera valeu a pena

Paris terá seu primeiro arranha-céu em 42 anos, e a espera valeu a pena

GIZMODO - 06 de julho de 2015 1593 Visualizações
 Paris terá seu primeiro arranha-céu em 42 anos, e a espera valeu a pena
Após uma experiência malsucedida com arranha-céus, a cidade de Paris baniu esse tipo de edifício na década de 70. Quarenta e dois anos depois, a capital francesa está pronta para dar a eles uma nova chance. 
Esta semana, foi aprovada a construção de um arranha-céu – originalmente rejeitado no ano passado – chamado Triangle. Ele terá 180 m de altura: em certos ângulos, ele parecerá um edifício fino e superalto; em outros ângulos, será uma enorme pirâmide que projeta uma ampla sombra (apenas no telhado dos dois edifícios baixos ao lado, aparentemente).
O arranha-céu é projetado por alguns dos melhores arquitetos da atualidade, que venderam esta ideia alegando que o formato de vidro vai praticamente “desaparecer” no meio da cidade. Na verdade, ela é bem mais baixo que a Torre Eiffel, com seus 324 metros.
Por que tanto receio? Bem, em 1972, Paris aprovou a construção da Tour Montparnasse, um arranha-céu com 210 m, altura bem maior que o resto da capital francesa. Infelizmente, o edifício é feio que dói: uma piada diz que ele oferece a melhor vista da cidade, pois você não tem o desprazer de ver a torre se estiver dentro dela. 
É sério: dois anos após a Tour Montparnasse ser construída, Paris baniu edifícios com mais de sete andares de altura. Até então, os arranha-céus se concentravam na região da La Défense, que faz parte de cidades nos arredores da capital.
Alguns diriam que o Triangle tem uma semelhança com a torre de 1973: ele é muito grande, é muito alta, e é monumental. Mas a cidade não quer repetir o erro! 
“Quase tudo o que os arquitetos dizem tem uma mensagem: este edifício é invisível”, disse a revista Foreign Policy no ano passado. “Como se para reforçar essa estranha dualidade, as renderizações omitem… a bastante impopular Tour Montparnasse”.
É importante ressaltar que os designers deste edifício são dois dos arquitetos mais capazes hoje em dia. O Triangle foi criado pelos suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron; o escritório Herzog & de Meuron passou os últimos 37 anos construindo um portfólio extenso e frequentemente incrível. 
Eles são conhecidos por uma arquitetura que é completamente única para sua época e lugar, e por não se afastar do formalismo radical e monumental – é o caso deste arranha-céu em Paris com formato de cunha gigante.