Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Acciona acelera projetos de diversidade no Brasil
INOVAÇÃO

Acciona acelera projetos de diversidade no Brasil

Assessoria de imprensa - 24 de agosto de 2023 875 Visualizações
Acciona acelera projetos de diversidade no Brasil

[Imagem: Acciona]


SÃO PAULO, AGOSTO DE 2023 – A ACCIONA, empresa global que se dedica à promoção de um modelo de desenvolvimento sustentável em infraestruturas, energias renováveis, água e serviços, tem, cada vez mais, projetos voltados para a diversidade em seus diferentes negócios. Seu Plano Diretor de Sustentabilidade (PDS 2025) prevê o impulso estratégico que tem como premissa “as pessoas no centro” como a inclusão, nas diversas áreas da companhia, de mulheres, entre outros grupos. Até 2025, a empresa deseja aumentar anualmente a equidade de gênero em diferentes postos de trabalho e ampliar o número de projetos que tenham 50% de mulheres em seu quadro.

Para ampliar essa inclusão às oportunidades de emprego, a empresa fornece capacitação gratuita para mulheres, com ou sem experiência, em diversas funções. No Brasil, onde atualmente é responsável pela construção da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, a ACCIONA realiza capacitações para pedreiras, eletricistas, soldadoras, operadoras de ponte rolante, montadoras de andaimes, motoristas, entre outras, gerando um impacto positivo no processo de inserção nesse mercado. Mais de 500 mulheres já foram contratadas pela ACCIONA para atuação nos canteiros de obras.

Além disso, a ACCIONA é pioneira em desenvolver um plano de inserção de mão de obra feminina em uma fábrica de aduelas (segmentos pré-fabricados que compõem os anéis dos túneis construídos pela companhia) no País. Hoje, a fábrica, que fica instalada em Pirituba, em São Paulo, conta com 70% de mão de obra feminina.

INTERNATIONAL WOMEN ACCELERATION TRACK

Além das profissionais capacitadas para as frentes de obra, a empresa conta, cada vez mais, com a presença feminina em cargos de gestão, além de engenheiras e técnicas, com o objetivo de incrementar sua participação, também, na liderança de nossos projetos. Para isso, conta com programas globais voltados para o desenvolvimento profissional das mulheres em cargo pré-diretivo, o International Women Acceleration Track (iWAT), que já tem participantes do Brasil.

O iWAT é um programa com aulas voltadas à gestão desde liderança, autoconhecimento, comunicação, finanças, negociação e marca pessoal, entre outros temas. São cerca de 30 mulheres participantes de diversos departamentos da ACCIONA, dos diferentes países onde está presente. Além do desenvolvimento pessoal, o curso propicia a troca de culturas e experiências profissionais.

TALENTOS JOVENS

A formação de jovens talentos é entendida pela ACCIONA como a base para gerar mudanças e impactos positivos nas pessoas. O Programa Jovens Aprendizes, por exemplo, proporciona oportunidade de emprego para jovens em início de carreira, capacitando-os por meio de uma combinação de aprendizado teórico e prático.

Já os participantes do programa iXPA atuam como trainees em obras da ACCIONA ao mesmo tempo que têm a oportunidade de cursar um programa de pós-graduação internacional em gestão de projetos pela Universidade Politécnica de Madrid e USP. O programa é voltado para recém-formados em engenharia e arquitetura, com nível de inglês avançado, que desejam uma carreira internacional em projetos de engenharia.

Ambos os programas têm enfoque na equidade de gênero. No iXPA, o percentual de participação feminina é de 44%, índice relevante para países como o Brasil, onde, no ano passado, as mulheres representavam apenas 19% do coletivo de engenheiros civis, segundo o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura. Já entre os 48 jovens da atual turma de Aprendizes, 35 são mulheres.

INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Dentro do seu Plano Diretor de Sustentabilidade, além dos objetivos voltados à equidade de gênero, está prevista ainda a incorporação de PCDs na Espanha para pelo menos 5% da força de trabalho e para 2% em países-chave como o Brasil. Para isso, a empresa tem investido fortemente em parcerias para capacitação de PCDs, como a que fez, recentemente, com a Alicerce, um EedTtech que tem ajudado a ACCIONA a buscar esses profissionais no mercado de trabalho e prepará-los para que possam integrar a equipe da empresa.