Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Atlas Copco amplia portifólio de bombas submersíveis no Brasil
EQUIPAMENTOS

Atlas Copco amplia portifólio de bombas submersíveis no Brasil

ASSESSORIA DE IMPRENSA - 19 de março de 2024 274 Visualizações
Atlas Copco amplia portifólio de bombas submersíveis no Brasil

[Imagem: Divulgação]


São Paulo, março de 2024 - A venda de motobombas é a mais recente operação da Atlas Copco no Brasil e já conta com uma linha completa de equipamentos para atender desde locadores a clientes de construção, mineração, estações de tratamento de água e esgoto e até administradores de condomínios. Inicialmente, são trinta modelos de bombas submersíveis disponíveis em três grupos, sendo a linha D, para drenagem, a S para bombeamento de lodo e a L para dragagem, que inclusive podem ser empregadas em portos.


Dentre os diferenciais das motobombas da Atlas Copco, a linha D destaca-se pela alta vazão, até 1300 m³/hora, possui gravidade específica de até 1.1. Esse modelo tem capacidade para manipular sólidos de até 1.3 cm, com ph de 5 até 8. A linha S é específica para bombeamento de lodo e conta com descarga inferior, operando com gravidade específica de até 1.4. Essa solução pode manipular sólidos de até 5 cm, com ph de 8 a 5.

Por último, os equipamentos de dragagem (linha L) contam com um agitador para levantar sólidos sedimentados e peças com alta resistência à abrasão, em decorrência do elevado teor de cromo. Essa linha é diferenciada pela capacidade de bombeamento fluidos com até 70% sólidos e 30% de água, pela gravidade específica de até 1.7, além de suportar ph de 2 a 10. Graças ao design robusto, a linha L pode operar sem sofrer danos ou perda de desempenho durante o bombeamento.

De forma geral, as motobombas da Atlas Copco apresentam alta resistência ao desgaste, o que aumenta a vida útil do equipamento, evitando paradas não programadas, mesmo em bombeamento de materiais abrasivos. O peso desses equipamentos é outro diferencial. “Nosso design conseguiu deixar as soluções WEDA 40% mais leves, dispensando equipamentos especiais para transporte e movimentação”, explica o gerente Nacional de Desenvolvimento de Negócios, Roberto Horii.

“A portabilidade das bombas submersíveis Atlas Copco, combinada ao sistema plug and play, a coloca entre as melhores escolhas para quem precisa de um bombeamento ágil e rápido, de simples operação, como é o caso dos locadores, que atendem o mercado de construção, mineração, saneamento, ou para operações com demanda por uma única solução, como os condomínios. Nesse último caso, com as chuvas de verão, são comuns os alagamentos do subsolo dos empreendimentos”, analisa Horii. Ele acrescenta, por exemplo, no Rio de Janeiro, um cliente já emprega a linha WEDA para contenção de alagamentos.

Para conduzir a comercialização, o pós-venda dos equipamentos e a gestão da rede de distribuidores, a Atlas Copco deu início à divisão Power and Flow. Com distribuidores homologados por todo o Brasil, a nova divisão tem estoque de peças a pronta entrega e profissionais treinados para suporte em campo.