Sincronismo organizacional

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Capítulo III

Excelência e qualidade

3.22. Gestão da excelência e da qualidade

3.22.1. Introdução

Neste capítulo estão fundamentados a gestão dos processos direcionados para a qualidade e excelência na empresa, e os indicadores de desempenho serão abordados em detalhes no capítulo específico sobre indicadores de desempenho.

O direcionamento da gestão dos processos tem como objetivo “saídas” que validam a gestão da excelência e da qualidade na empresa, observando-se que muitas das saídas de um processo servem de entradas para outros processos, formando na realidade uma rede de interferências e interdependências.

Os processos foram agrupados em áreas de conhecimentos afins, de forma a facilitar o entendimento global da gestão dos processos da excelência e da qualidade.

    ·       fundamentos da excelência e da qualidade: modelo de organização; liderança; responsabilidade pública; cidadania; responsabilidade técnica e qualidade do produto;

    ·       planejamento estratégico: formulação; desenvolvimento e implantação;

    ·       ações de responsabilidade junto à sociedade: social; ética e meio ambiente;

    ·       foco no cliente e no mercado: relacionamento; interfaces e parcerias;

    ·       conhecimento: divulgação; capital intelectual;

    ·       comunicações: interna e externa à empresa;

    ·       informações comparativas: ações internas e externas à empresa ( conhecimento do concorrente);

    ·       pessoas: sistema de organização do trabalho; capacitação e desenvolvimento; qualidade de vida e segurança do trabalho;

    ·       implantação do projeto (obtenção do produto): planejamento, orçamento e controle;

    ·       patrimônio: aquisição, operação, manutenção, produtividade dos equipamentos e instalações;

    ·       aquisição (suprimento/fornecedores/parceiros): contratação; controle da execução dos contratos;

    ·       econômico-financeira das empresas: tesouraria; aplicações;

    ·       administração: balanço contábil, social e ecológico; auditoria;

    ·       riscos da empresa e dos projetos;

    ·       aspecto jurídico da empresa.

    3.22.2. Fundamentos da gestão do processo da excelência e da qualidade

      

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    3.22.2.1. Modelo de organização

    ·       demonstrar claramente as intenções perante a empresa:

    ü  dos acionistas;

    ü  do conselho administrativo;

    ü  da presidência;

    ü  da diretoria executiva.

    ·       agir com responsabilidade perante a sociedade civil e os órgãos governamentais;

    ·       agir com responsabilidade perante os acionistas, visando:

    ü  a manutenção do capital;

    ü  a proteção do patrimônio;

    ü  lucros que possam ser retribuídos aos acionistas e participação a ser distribuídos entre os empregados.

    ·       procurar manter os índices de liquidez, de endividamento, entre outros, em patamares aceitáveis pelo mercado financeiro;

    ·       política da qualidade: uso dos princípios da gestão da qualidade, estabelecendo indicadores de desempenho de forma sistemática e transparente para melhorar continuamente a eficácia e eficiência do desempenho da organização; registros de documentos pertinentes para apoiar uma operação eficaz e eficiente dos processos da organização; identificar os responsáveis pelo processo e dar-lhes plena responsabilidade e autoridade;

    ·       identificar, com clareza de objetivos, as áreas de conhecimento da empresa, ou mesmo externas à ela, e as pessoas (ou grupos) que nela atuam;

    ·       oferecer as melhores condições para seus clientes;

    ·       oferecer produtos e serviços diferenciados, com qualidade, de valor técnico e econômico reconhecidos;

    ·       confiança e respeito mútuo, demonstrados através de ações concretas perante:

    ü  a sociedade;

    ü  os clientes;

    ü  os fornecedores;

    ü  seu pessoal;

    ü  seus parceiros.

    ·       comprometimento com as ações propostas no planejamento estratégico:

    ü  dos acionistas;

    ü  do conselho administrativo;

    ü  da presidência;

    ü  da diretoria executiva;

    ü  dos participantes do plano e de seus subordinados.

    ·       estar presente de forma contínua e atuante no andamento dos projetos (contratos), independente do seu valor monetário;

    ·       tomar medidas necessárias e concretas para atender às prioridades dos clientes;

    ·       agir com justiça, ética e imparcialidade perante a sociedade;

    ·       reconhecer os esforços coletivos para a obtenção dos melhores resultados para a empresa;

    ·       fazer o que precisa ser feito, sem medo de assumir riscos;

    ·       tomar atitudes que surpreendam positivamente os clientes internos e externos;

    ·       estabelecer regras bem definidas para promover um ambiente de trabalho interno seguro e saudável;

    ·       ser tecnologicamente inovadora na execução dos seus serviços;

    ·       tornar claro os registros contábeis e sociais de suas ações;

    ·       assegurar que o ambiente de trabalho exerça uma influência positiva na motivação, satisfação e desempenho das pessoas, visando aumentar o desempenho da organização;

    ·       identificar e gerenciar riscos, buscando oportunidades de melhoria de desempenho.

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    3.22.2.2. Liderança

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    3.22.2.3. Responsabilidade pública e cidadania

    ·       participar de eventos socioculturais da comunidade onde a empresa atua;

    ·       participar ativamente de entidades de classe que representam seu setor, interagindo com todas as esferas governamentais, para o benefício mútuo entre empresas e governo;

    ·       assistência médica a indivíduos ligados diretamente ao desenvolvimento dos negócios da empresa;

    ·       parcerias com as universidades no desenvolvimento de determinados produtos ou serviços;

    ·       prestar serviços via internet;

    ·       participar de campanhas de donativos;

    ·       participação de campanhas políticas, deixando claro os valores de contribuição, dentro das leis do tribunal eleitoral.

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    3.22.2.4. Responsabilidade técnica e qualidade do produto

    ·       coerência com a visão inserida no planejamento estratégico, com as necessidades (atuais e futuras) da organização e com os mercados atendidos;

    ·       realizar, sob a liderança da alta direção da empresa, estudos que envolvam novos e modernos equipamentos, materiais e mão de obra especializada;

    ·       procurar, sempre que possível, a aplicação de técnicas de vanguarda, que possam trazer novidades tecnológicas e custos acessíveis;

    ·       procurar produzir produtos com a melhor qualidade possível.

    3.22.3. Gestão do processo do planejamento estratégico

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    3.22.3.1. Formulação das estratégias

    ·       deve ser fruto de trabalho em equipe envolvendo a organização;

    ·     realizar sob a liderança da alta direção da empresa, e quando necessário, apoiado por especialistas externos e facilitadores internos provenientes da área de conhecimento e inteligência de negócios da empresa;

    ·       este trabalho normalmente é executado:

    ü  em um ciclo de reuniões no final de cada ano;

    ü  em reunião de conclusão realizada fora das instalações da empresa;

    ü  exprimindo o que precisa ser atingido ou ainda a área de foco.

    ·       buscar ações que estejam sempre adequadas às dimensões de cada empresa e às necessidades de todos os segmentos interessados;

    ·       montar formas e tipos de informações acerca do cenário do momento e  das projeções futuras, utilizadas como base no desenvolvimento das estratégias.

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    3.22.3.2. Desenvolvimento e operação das estratégias

    ·      as principais informações para a formação do planejamento estratégico podem ser consideradas, entre outras, as seguintes:

    ü  as ações governamentais nos níveis federal, estadual, municipal, autarquias e fundações;

    ü  quadro político nacional, estadual, municipal, autarquias e companhias mistas;

    ü  ações sociais;

    ü  projeções econômicas;

    ü  ambiente interno e externo da empresa;

    ü  o potencial de mercado;

    ü  os clientes;

    ü  o potencial econômico da empresa;

    ü  a força de trabalho de sua equipe;

    ü  o potencial patrimonial de suas instalações e equipamentos;

    ü  o relacionamento e o potencial de seus fornecedores e parceiros na execução de seus serviços;

    ü  os procedimentos com relação ao meio ambiente;

    ü  a forma ética da atuação da empresa;

    ü  as ações dos concorrentes;

    ü  os riscos dos negócios, inclusive aqueles relacionados ao meio ambiente.

    ·     o alinhamento entre as estratégias e a sua implantação é assegurada nas ações das áreas de conhecimento, departamentais ou setoriais, dependendo das dimensões da empresa;

    ·      é de vital importância que se implante um plano de treinamento para a objetiva implantação do plano estratégico nos níveis táticos e operacionais, e em todas as áreas em que necessitam ser incorporados novos conhecimentos técnicos, administrativos e de software.

    3.22.4. Gestão do processo junto à sociedade

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    3.22.4.1. Responsabilidade social

    As atividades com relação às responsabilidades sociais buscam:

    ·         primeiramente, identificar clara e objetivamente as necessidades mais importantes;

    ·      forma de atuar no tratamento dos impactos sociais;

    ·         analisar, junto à sociedade, os resultados dos primeiros tratamentos;

    ·         reagrupar e organizar novos tratamentos para as eventuais pendências;

    ·         incentivar os fornecedores e parceiros à aderir aos compromissos relacionados ao meio social.

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    3.22.4.2. Responsabilidade socioambiental

    ·       organizar e promover ações mitigadoras de impactos ambientais e o tratamento dos passivos ambientais;

    ·       informar à sociedade a respeito de como os principais impactos associados aos serviços e aos produtos são tratados pela empresa;

    ·       incentivar os fornecedores e parceiros a aderir aos compromissos relacionados ao meio ambiente.

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    3.22.4.3. Responsabilidade ética

    ·       a empresa deve gerenciar os seus negócios de maneira ética e transparente, considerando:

    ü  os interesses da sociedade e incorporando-os ao planejamento de suas atividades;

    ü  tornar-se parceira e co-responsável pelo desenvolvimento ético de nossa sociedade.

    ·       tratamento ético da empresa com relação:

    ü  à sociedade;

    ü  aos órgãos governamentais;

    ü  aos acionistas;

    ü  aos seus clientes;

    ü  ao seu pessoal;

    ü  ao seu patrimônio;

    ü  aos seus parceiros, fornecedores e prestadores de serviços;

    ü  aos seus concorrentes;

    ü  ao exercício de cidadania;

    ü  ao meio ambiente.

    3.22.5. Gestão do processo com foco no cliente e no mercado

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    3.22.5.1. Relacionamento com o mercado

    ·       este processo permeia toda a estrutura de negócios e objetivos da empresa e engloba as seguintes relações:

    ü    conhecimento da existência do mercado, dos clientes e a identificação das suas necessidades;

    ü    conhecimento por parte do mercado e dos clientes da existência da empresa e do seu potencial técnico e econômico.

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    3.22.5.2. Interfaces com os clientes

    ·       a empresa, na obtenção de um negócio, deve se relacionar com o cliente nas seguintes interfaces:

    ü  conhecimento das necessidades do cliente;

    ü  possibilidades de execução dos serviços por parte da empresa;

    ü  habilitação para a execução dos serviços;

    ü  pré-contratação com a validação da proposta técnica e comercial;

    ü  contratação final;

    ü  execução dos serviços;

    ü  entrega do projeto;

    ü  assistência pós-entrega.

    ·       as empresas de engenharia atuam, normalmente, em dois segmentos de mercado: área pública e privada;

    ·       a empresa, no relacionamento com o cliente, deve basear-se nos seguintes pontos de ação:

    ü  continuidade operacional;

    ü  canais claros de comunicação com o cliente;

    ü  linguagem adequada;

    ü  contatos pessoais;

    ü  disponibilidade; prestabilidade; receptividade; flexibilidade de ações;

    ü  base de preço;

    ü  nos termos do contrato;

    ü  contatos com departamentos operacionais;

    ü  preocupação com a segurança;

    ü  preocupação com o social;

    ü  preocupação com o meio ambiente;

    ü  atendimento correto às cláusulas contratuais;

    ü  agilizar ações que envolvam soluções de atendimento rápido às reclamações do cliente.

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    3.22.5.3. Formação de parcerias

    ·       deve-se ter boa imagem ética, técnica e saúde financeira para poder se candidatar à formação de parcerias com outras empresas em forma de consórcio, para poderem conseguir contratos de maior vulto daqueles individualmente conquistados.

    3.22.6. Gestão do processo do conhecimento

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    3.22.6.1. Divulgação do conhecimento

    ·      manter a força de trabalho da empresa, informando os principais acontecimentos das áreas, entre elas: engenharia, marketing, comercial, técnica, administrativa, aquisições, produção (implantação de projetos), recursos humanos, de sistemas, entre outros;

    ·      divulgar suas estratégias e conhecimentos para as partes interessadas, internas ou externas à empresa.

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    3.22.6.2. Capital intelectual

    ·       medir e proteger os ativos que compõem o capital intelectual da empresa;

    ·    desenvolver e melhorar o capital intelectual da empresa, de forma a aumentar o valor agregado dos serviços e a competitividade da empresa através de treinamento continuo, planejamento de carreira, envolvimento no estabelecimento de objetivos e na tomada de decisão, reconhecimento recompensado e facilidade de comunicação.

    3.22.7. Gestão do processo das comunicações

    ·    identificar e tratar as necessidades da comunicação (informações sistematizadas) para apoiar as operações diárias e tomadas de decisão em todos os níveis e áreas da organização;

    ·       estabelecer formas e níveis operacionais da comunicação (de informações necessárias), e disponibilizá-las aos usuários;

    ·       meios de comunicação eletrônica e áudiovisual, como correio eletrônico e páginas na internet;

    ·       assegurar a integridade, atualização e confidencialidade das informações.

    3.22.8. Gestão do processo das informações comparativas

    ·      acompanhar os resultados técnicos, operacionais, custos e resultados econômicos dos diversos projetos, investimentos (contratos) da empresa;

    ·      acompanhar as atividades de desenvolvimento técnico, econômico e financeiro dos concorrentes;

    ·      manter-se atualizada sobre os resultados operacionais dos concorrentes;

    ·      manter-se atualizada sobre o cenário montado, quando trata-se da implantação do planejamento estratégico, e sobre o cenário atual;

    ·      avaliar a produtividade e eficiência dos serviços realmente executados, comparando-os com os da produtividade estabelecidos no planejamento e o orçamento básico, inicialmente projetado;

    ·      avaliar a produtividade e eficiência dos equipamentos alocados na execução dos serviços (produtos) executados, comparando-os com o que foi inicialmente projetado.

    3.22.9. Gestão de processo das pessoas

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    3.22.9.1. Sistema e organização do trabalho

    ·      privilegiar o trabalho em equipe nas estruturas hierárquicas e nas estruturas operacionais matriciais e de aprendizado, todas de forma perene às necessidades estratégicas da empresa;

    ·        descrever e avaliar os cargos, para que cada descrição corresponda a um nível de faixa salarial de mercado;

    ·     estruturar e viabilizar a criação de níveis, agrupamentos de processos afins, promoção de intercâmbios de experiências de melhoria contínua dos serviços e elevada força de trabalho.

    ·      identificar o fluxo operacional das etapas de trabalho nas seguintes principais etapas:

    ü  análise do projeto;

    ü  período em que deve ser executado;

    ü  análise dos eventos mais simples;

    ü  considerações sobre os eventos mais complexos;

    ü  organização dos eventos;

    ü  níveis de produção;

    ü  interdependência entre serviços, equipamentos e mão de obra;

    ü  os serviços de apoio;

    ü  o canteiro de obras;

    ü  a formação de equipes;

    ü  o acampamento;

    ü  o suprimento;

    ü  a liberação para execução dos serviços;

    ü  controles e revisões.

    ·      organizar o trabalho segundo, entre outros, os seguintes procedimentos:

    ü  eliminar operações desnecessárias;

    ü  reduzir os tempos ociosos;

    ü  inter-relações ordenadas entre as diversas operações;

    ü  evitar a desordem do canteiro de obras;

    ü  racionalizar os locais de trabalho;

    ü  racionalizar o fluxo de materiais;

    ü  racionalizar a distribuição de equipamentos;

    ü  prevenir os acidentes de trabalho;

    ü  escolher os materiais adequados;

    ü  integrar as ações do sistema homem-máquina;

    ü  integrar as ações do sistema homem-material;

    ü  integrar as ações do sistema máquina-material;

    ü  coordenar as ações de execução dos serviços entre espaço e tempo;

    ü  controlar o tempo entre as atividades do pessoal e do equipamento.

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    3.22.9.2. Capacitação e desenvolvimento

    ·       capacitar as equipes de trabalho por meio de educação, treinamento e informação, a partir de um conjunto de iniciativas, todas decorrentes (direta ou indiretamente) da estratégia da empresa;

    ·   programar treinamentos práticos e objetivos, tornando as equipes de trabalho agentes ativos na melhoria da capacidade de levar adiante as tarefas previstas no cenário do planejamento estratégico;

    ·       programar ações de treinamento junto às universidades, com carga teórica e prática;

    ·   programar palestras internas, de modo que as equipes de trabalho apresentem seus projetos especiais, e debatam com outros agentes ativos, incorporando as sugestões pertinentes.

    ·       capacitar as forças de trabalho, entre outros, para:

    ü  a imaginação produtiva;

    ü  a quebra de paradigmas;

    ü  a eliminação do medo de correr riscos;

    ü  o diálogo entre a equipe;

    ü  habilidades de comunicação;

    ü  aprendizagem coletiva;

    ü  criar clima de sinergia;

    ü  eliminar obstáculos;

    ü  formação de líderes;

    ü  mapeamento das áreas de risco.

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    3.22.9.3. Qualidade de vida e segurança no trabalho

    ü  desenvolver ações para materialização e manutenção da política de segurança;

    ü  manter ativo o programa de integração em segurança, dirigidas a todos os empregados recém-chegados;

    ü  disponibilizar equipamentos de proteção individual e coletivo adequados aos riscos;

    ü  manter o programa de limpeza do local de trabalho;

    ü  manter o programa de inspeções e treinamentos de segurança.

    3.22.10. Gestão de processos do produto

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    3.22.10.1. Gestão de processos relativos ao planejamento, ao orçamento e ao controle dos projetos

    ·       gerenciar a estratégia operacional, de validação e de execução relativa ao planejamento; orçamento dos projetos da empresa no contexto dos negócios apresentados em seu planejamento estratégico;

    ·       analisar os principais eventos que compõem o projeto;

    ·       definir com clareza:

    ü  o que produzir;

    ü  quantidade que se deve executar;

    ü  período em que deve ser executado;

    ü  condições gerais de trabalho.

    ·       nas condições de trabalho, explicitar:

    ü  localização dos projetos;

    ü  acessos;

    ü  meio de transporte;

    ü  calendário de trabalho;

    ü  interferências;

    ü  mão de obra;

    ü  apoio logístico;

    ü  infraestrutura;

    ü  recursos de água, energia elétrica e combustíveis.

    ·       organizar os eventos de acordo com o tempo, evidenciando a interdependência das diversas atividades, o caminho crítico e as folgas;

    ·       determinar os níveis de produção no planejamento básico inicial e compará-los com o realmente executado.

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    3.22.10.2. Gestão de processos relativos à execução dos serviços e à obtenção dos produtos

    ·       gerenciar a estratégia operacional/validação/execução dos serviços e a obtenção dos produtos (dos projetos) da empresa, os riscos e o meio ambiente, no contexto dos negócios apresentados em seu planejamento estratégico;

    ·       os processos para a obtenção de um projeto ou produto requerem uma somatória de esforços de outros processos que formam uma rede de interferências interdependentes, por exemplo, área de engenharia, aquisições, recursos humanos, patrimônios, entre outros;

    ·       manter o processo operacional de produção dos serviços em congruência com:

    ü     os desenhos;

    ü     as especificações e normas técnicas;

    ü    os setores de engenharia; patrimônio; suprimento; administração; recursos humanos; fornecedores; parceiros; cláusulas contratuais pertinentes ao contrato que gere o projeto; e o planejamento dos custos que originou a composição orçamentária contratual.

    ·       estudar o ciclo operacional dos equipamentos para:

    ü     os micromovimentos que ocorrem;

    ü     a perfeita caracterização do início de cada movimento;

    ü     as unidades de movimento;

    ü     os movimentos padronizados;

    ü     os movimentos mecanizados e manuais;

    ü     os movimentos fixos e variáveis; as interrupções.

    ·       estudar o ciclo operacional da mão de obra, considerando-se:

    ü     rotatividade da mão de obra;

    ü     região do país;

    ü     serviços que ocorrem com frequência;

    ü     familiaridade da mão de obra com o material a ser aplicado.

    ·       analisar os rendimentos considerando-se:

    ü     as condições climáticas e do solo;

    ü      reparos de manutenção preventiva e corretiva;

    ü      imperícia do operador;

    ü      estado do equipamento;

    ü      outros fatores aleatórios.

    ·       coordenar os trabalhos:

    ü      nas frentes de serviços;

    ü      e nos canteiros de apoio relacionados, entre outros, às centrais de armação; de carpintaria; de pré-moldado; oficina mecânica; almoxarifado; escritórios de campo; centrais de ar comprimido.

    ·       monitorar os processos de execução dos serviços pro meio de indicadores de produtividade e competitividade, que devem estar alinhados aos indicadores de planejamento e orçamento básico.

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    3.22.10.3. Gestão de processos de apoio

    ·     gerenciar a estratégia operacional/validação/execução dos processos de apoio e dos contratos dos projetos da empresa, no contexto dos negócios apresentados em seu planejamento estratégico;

    ·      identificar, com clareza, as necessidades de execução do projeto, entre outros:

    ü  execução ou complementação de planejamento do projeto;

    ü  consultores especializados em serviços técnicos;

    ü  pessoal direto e indireto;

    ü  equipamentos de execução dos serviços pertencentes, ou não, ao patrimônio da empresa;

    ü  insumos necessários pertencentes aos ativos do projeto;

    ü  equipamentos pertencentes ao ativo do projeto;

    ü  recursos financeiros e administrativos.

    ·      gerenciar os requisitos, acima indicados, nas áreas específicas da empresa: comercial; engenharia; pessoal; patrimônio; suprimento e financeiro.

    3.22.11. Gestão de processos relativos ao patrimônio

    ·      gerenciar a estratégia operacional / validação / execução do patrimônio da empresa, no contexto dos negócios apresentados no planejamento estratégico da empresa;

    ·      gerenciar as atividades do patrimônio da empresa, entre outros:

    ü       as aquisições de equipamentos;

    ü       a manutenção preventiva, corretiva e industrial;

    ü      a operação, o histórico de produtividade e custos operacionais dos equipamentos compartilhados com os tipos de serviços e os projetos;

    ü       controle administrativo envolvendo a depreciação real e as horas produtivas, paradas e ociosas;

    ü       o confronto entre a depreciação real e a contábil, de acordo com as regras contábeis de depreciação.

    ·      gerenciar e assessorar a área de engenharia e de produção da empresa nos estudos de planejamento e orçamento na aquisição de novos contratos;

    ·      gerenciar com os fornecedores a formação de estoque mínimo de peças.

    3.22.12. Gestão de processos relativos à aquisição (suprimento/fornecedores/parceiros)

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    3.22.12.1. Gestão dos contratos

    ·    gerenciar a estratégia operacional / validação / execução das atividades do setor de aquisição (suprimentos), e em especial dos contratos dos projetos da empresa, no contexto dos negócios  apresentados no planejamento estratégico da mesma;

    ·       otimizar as quantidades de fornecedores e parceiros;

    ·       estabelecimento de comunicações com os parceiros e fornecedores;

    ·       identificar com clareza os insumos necessários na execução do projeto;

    ·       gerenciar os ativos, qualificando o menor preço global com qualidade e prazos históricos atendidos;

    ·       gerenciar a parceria com fornecedores de mão de obra, equipamentos e serviços especializados;

    ·       gerenciar a política de estoque com os fornecedores de matéria-prima.

    3.22.13. Monitoramento da execução dos contratos

    ·       a estratégia operacional / validação / execução dos contratos dos projetos da empresa, no contexto dos negócios, apresentados no planejamento estratégico da mesma;

    ·       os custos, receita e o fluxo de caixa de cada contrato e comparar com os do orçamento original;

    ·       as parcelas preponderantes do orçamento de custos com o realmente executado, por exemplo: mão de obra de execução dos 65% dos principais serviços indicados na curva ABC de custos;

    ·       as tendências dos custos versus as receitas, ressaltando-se, principalmente, as de desempenho inferior àquelas orçadas, e outras informações pertinentes.

    3.22.14. Gestão econômico-financeira

    ·       gerenciar a estratégia operacional/validação/execução da posição econômico-financeira da empresa, no contexto dos negócios (projetos), apresentados em seu planejamento estratégico;

    ·       monitorar os custos indiretos da empresa, entre outros, das áreas de: engenharia; patrimônio; pessoal e suprimento;

    ·       gerenciar as aplicações financeiras nas melhores taxas e com segurança, os empréstimos a curto e longo prazo para capital de giro e financiamento de ativos;

    ·       gerenciar os pagamentos devidos, entre outros: de pessoal, de fornecedores, dos impostos, dos ativos, dos financiamentos e dos dividendos;

    ·       gerenciar os recebimentos: dos ativos, dos atrasados e dos inadimplentes.

    3.22.15. Gestão da administração

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    3.22.15.1. Balanço contábil, social e ecológico

    ·   gerenciar a estratégia operacional / validação / execução do balanço contábil, social e auditoria da empresa, de acordo com as leis vigentes e no contexto dos negócios apresentados no planejamento estratégico da empresa;

    ·       monitorar as possíveis alterações na legislação contábil, tributária e fiscal.

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    3.22.15.2. Auditoria

    ·      assegurar o estabelecimento dos processos, por meio da obtenção de evidências objetivas, que os requisitos existentes estão sendo atendidos, avaliando os pontos fortes e fracos do sistema e que devem ser aprimorados.  

    3.22.16. Gestão dos riscos da empresa e dos projetos

    ·      assegurar que os riscos estabelecidos no planejamento estratégico da empresa e do projeto em particular, assim como o plano de contingência, estejam sendo monitorados.

    3.22.17. Gestão dos sistemas de informática

    ·       gerenciar a estratégia operacional / validação / execução de implantação dos sistemas de informática na empresa;

    ·       integrar os diversos sistemas na empresa de tal forma que possam se comunicar e integrar as informações das diversas áreas de conhecimento;

    ·       gerenciar a política de desenvolvimento e integração dos sistemas de informática e informação da empresa.  

    3.22.18. Gestão sob o aspecto jurídico da empresa

    ·       gerenciar a estratégia operacional / validação / execução dos contratos dos projetos da empresa, no contexto dos negócios, apresentados no planejamento estratégico da mesma;

    ·       ser capaz de dar suporte ao conselho de administração e à alta direção da empresa nas questões jurídicas e legais

    ·       direção da empresa nas questões jurídicas e legais;

    ·       gerenciar o contencioso da empresa, entre outros, nos aspectos trabalhistas e tributários;

    ·       gerenciar o contencioso nas concorrências em que a empresa participa.

    3.22.19. Gestão de riscos

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