Indicadores de desempenho

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Capítulo II

Indicadores de desempenho da empresa

6.3. Desempenho da empresa como um todo

6.3.1. Introdução

É muito importante que os indicadores da empresa apresentem informações seguras para os acionistas, o conselho e a diretoria para que estes possam tomar atitudes e procedimentos com base:

·       em informações seguras, comparadas com aquelas estabelecidas no planejamento estratégico da empresa;

·       na orientação e na comparação com outras empresas que atuam neste segmento e apresentem uma evolução de informações ao longo dos anos, comparando resultados projetados e reais e seus indicadores.

Em termos gerais, podemos considerar como pontos importantes as seguintes informações financeiras e econômicas:

·       estrutura de capital, participação de capitais de terceiros; alavancagem financeira;

·       receita líquida; despesa; lucro operacional e líquido; EBITA, endividamento total; capital de giro; necessidade de capital; grau de endividamento; valor econômico agregado; receita por funcionário; prazo de pagamento; tempo em que a mercadoria fica em estoque, entre outros;

·       evolução do patrimônio; do lucro; da rentabilidade das ações; do faturamento das obras, dos empreendimentos e das concessões; do parque de equipamentos, dentre outros;

·       imobilização do patrimônio líquido;

·       indicadores de liquidez: global; corrente; seca; capital circulante líquido; rentabilidade; giro de ativos; margem líquida; retorno sobre os ativos; retorno sobre o patrimônio líquido; retorno sobre o projeto;

·       evolução dos projetos: conforme estabelecido na formulação do plano do projeto;

·       evolução das regionais e dos escritórios.

6.3.2. Exemplos

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6.3.2.1. Mudança desejada dos principais indicadores da empresa

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6.3.2.2. Evolução dos principais índices ao longo de 03 (três) anos

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6.3.2.3. Perspectivas do cliente

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6.3.2.4. Medidas da perspectiva dos procedimentos internos

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