Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Nova gestão da AEAMESP prepara a virtualização da próxima STMF
EVENTO

Nova gestão da AEAMESP prepara a virtualização da próxima STMF

Assessoria - Junho 2020 657 Visualizações
Nova gestão da AEAMESP prepara a virtualização da próxima STMF

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) empossou os membros da gestão 2020-2022 já no contexto da pandemia da Covid-19, o que acelerou o movimento de virtualização das ações da entidade, cujo principal evento é a Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF).

Com data já definida, de 01 a 04 de setembro de 2020, será a 26ª edição da STMF e marcará também a celebração do aniversário de 30 anos da entidade. Essencialmente técnico, o evento trará como temática “Trilhos para novos tempos”, colocando em pauta a cadeia do transporte sobre trilhos sob as perspectivas impostas pela pandemia da Covid-19.

De acordo com a atual presidente da entidade, a engenheira Silvia Cristina Silva, o novo formato do evento está em análise, buscando a combinação de uma grade rica em conteúdos diversos, com painéis e apresentações de estudos no ambiente online, com atividades ao vivo e outras gravadas previamente.

“No contexto que estamos vivendo, optamos por um posicionamento conservador, prezando pela segurança dos nossos associados e parceiros. Optamos por realizar o nosso principal evento, a STMF, de forma não presencial. Estamos estudando as possibilidades para realizar o evento, preservando o diferencial técnico dele, combinando com a nossa proposta de favorecer mais a aproximação da nossa comunidade”, explica a presidente da entidade.

“É um desafio fazer todo o evento não presencial. Não tivemos a oportunidade de fazer uma transição gradual. Mesmo assim, é um aprendizado, que será capaz de favorecer nossa aproximação de um número maior de profissionais, que não conseguiam se ausentar das atividades do trabalho e vir até São Paulo para acompanhar o evento”, pondera a presidente da AEAMESP. Esse processo ainda coincide com a proposta de trabalho da nova gestão, que é fortalecer o senso de comunidade dos profissionais do setor.

Segundo Silvia Cristina, um termômetro das expectativas positivas para a 26ª STMF é a 7ª edição do Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU. Mesmo em meio à pandemia, a primeira etapa do cronograma de inscrições dos trabalhos foi realizada com sucesso. O Prêmio de Tecnologia é uma iniciativa da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O apoio à premiação representa um dos pilares da AEAMESP, de fomentar a produção de conhecimento técnico relacionado aos sistemas de trilhos no Brasil.

Silvia Cristina caracteriza a nova diretoria como uma equipe dinâmica, empenhada em compartilhar as melhores práticas dos transportes sobre trilhos, em sintonia com a gestão anterior. Trabalhando há 34 anos no Metrô, Silvia Cristina é engenheira civil, atualmente cursando pós-graduação em Gerenciamento de Projetos na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é a primeira mulher na liderança da AEAMESP.

No momento, a Diretoria e os Conselhos Deliberativo e Fiscal da AEAMESP, eleitos para o triênio 2020-2022, estão analisando os recursos tecnológicos para realizar o evento no ambiente virtual, favorecendo também a interatividade e o networking dos congressistas. Esse avanço para a virtualização está alinhado ao processo de crescimento da entidade, que começou como uma entidade dos profissionais do Metrô, ampliou o raio de alcance para os arquitetos e engenheiros de São Paulo, depois incorporou a comunidade profissional do transporte de passageiros via trens, agregou os profissionais do segmento de cargas e também o turismo sobre trilhos. “Com a expansão das nossas fronteiras, vamos criar vínculos de comunidade, usando a tecnologia para preparar nossos próximos avanços”, conclui Silvia Cristina.

Sobre a AEAMESP

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), fundada em 14 de setembro de 1990‏, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREAs) e nos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo (CAUs).

A AEAMESP realiza anualmente, em São Paulo, a Semana de Tecnologia Metroferroviária, desenvolve ações de natureza técnica, tecnológica e com entes federativos no âmbito municipal, estadual e federal, visando o fortalecimento do setor e promove atividades esportivas, recreativas e sociais.