Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Os reais índices de tratamento de esgoto na cidade do Rio de Janeiro
SANEAMENTO

Os reais índices de tratamento de esgoto na cidade do Rio de Janeiro

institutodeengenharia.org.br - 19 de junho de 2020 1014 Visualizações
Os reais índices de tratamento de esgoto na cidade do Rio de Janeiro

O Atlas Esgotos: Despoluição de Bacias Hidrográficas da Agência Nacional de Águas (ANA) traz a análise da situação do esgotamento sanitário nas 5.570 cidades brasileiras e dos impactos do lançamento dos esgotos nos rios, lagos e reservatórios do País.

No caso do Rio de Janeiro, de acordo com o levantamento procedido pela ANA em seu Atlas Esgotos, a carga orgânica gerada no município era, em 2013, de 347 t DBO/dia para uma vazão de 14.3 m3/s. Desta, cerca de 214,5 t DBO/dia são lançadas sem tratamento aos corpos d’água. Isto significa que apenas 132 t DBO/dia ou o equivalente 38% são tratados, segundo a ANA.

Entretanto, nesta estimativa, a ANA, inexplicavelmente, adota como critério que a redução de carga orgânica quando do lançamento ao mar por meio de emissários submarinos antecedido de tratamento primário (não seria preliminar?) é de apenas 30%. Assim, no caso do emissário de Ipanema, a carga dada como tratada seria de 28 t DBO/dia de um total de 93 t DBO/dia para uma vazão de 3.8 m3/s que é toda lançada.

No meu entendimento, o percentual considerado deveria ser de 100%, pois o afastamento foi total (4.5 km) e os esgotos não retornam, conforme atestado pelos padrões de balneabilidade da praia de Ipanema.

Nestas condições, o total de esgotos tratados no município do Rio seria de fato acrescida de 65 t DBO/dia, perfazendo na realidade 203 t/dia e não mais 138 t/dia. Deste modo, o percentual de esgotos tratados se elevaria a 58% e não mais a 38%, sem considerar o emissário da Barra que ainda não operava na ocasião.

Considerando o emissário da Barra, não incluído no Atlas em 2013, este percentual se elevaria para 65,7%.

Esta nova sistemática, já emplacada pela ANA, em razão de ser tecnicamente defensável, restabelece a verdade dos fatos e é um dado importante para também orientar o planejamento visando a universalização do tratamento de esgotos da cidade do Rio de Janeiro.

 

Por José Eduardo Cavalcanti*

É engenheiro consultor, diretor do Departamento de Engenharia da Ambiental do Brasil, diretor da Divisão de Saneamento do Deinfra – Departamento de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), conselheiro do Instituto de Engenharia, e membro da Comissão Editorial da Revista Engenharia

*Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Instituto de Engenharia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo