Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Inscrições abertas com novidade para o Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2019

Inscrições abertas com novidade para o Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2019

Assessoria de Imprensa - 12 de julho de 2019 2315 Visualizações
/ 
 
Estão abertas as inscrições para a 17ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural, evento promovido pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e pela Gerdau considerado o mais importante da engenharia estrutural do país, tendo premiado, até hoje, mais de 64 projetos entre cerca de 250 finalistas.

O concurso, que é aberto a empresas ou profissionais projetistas de estruturas sediados no território nacional (associados ou não à ABECE), traz uma novidade este ano: a criação de mais uma categoria destinada aos jovens profissionais. 

Trata-se da categoria “Jovens Talentos”, que contempla projetos elaborados por profissionais nascidos a partir de 1º de janeiro de 1984, registrado no CREA e não inscritos em nenhuma das outras categorias: Infraestrutura, Edificações, Pequeno Porte e Obras Especiais. 

Os interessados em participar do concurso podem inscrever quantas obras distintas desejarem em cada uma das seguintes categorias:

. Infraestrutura: serão considerados projetos estruturais voltados para a área pública (exceto edifícios), tais como aeroportos, cais, túneis, terminais, pontes, viadutos, passarelas, obras de saneamento, portos, barragens etc.;

. Edificações: serão consideradas as estruturas verticais e/ou horizontais que se destinam a utilização residencial, comercial, escolar, industrial, entre outras, com área construída maior que 3.000 m²;

. Pequeno Porte: serão consideradas as estruturas de residências unifamiliares, de qualquer porte, e pequenos edifícios residenciais, comerciais ou industriais, com área construída de até 3.000 m²;

. Obras Especiais: serão considerados projetos estruturais com sistemas construtivos específicos e diferenciados como antenas de telecomunicações, bases de equipamentos, esculturas, monumentos, escadas, reforços estruturais, obras de retrofit, reformas, ampliações, coberturas etc. estruturas pré-fabricadas, estruturas pré-moldadas de canteiro, estruturas metálicas ou outras estruturas que se utilizem de processos industrializados para sua produção;

. Jovens Talentos: serão considerados projetos elaborados por profissionais nascidos a partir de 1º de janeiro de 1984, registrados no CREA. Poderão ser inscritos trabalhos de quaisquer das categorias anteriores.

Entre os aspectos avaliados em cada obra inscrita estão a concepção estrutural, processos construtivos/uso adequado de materiais, a originalidade, a monumentalidade, sua implantação harmônica em relação ao ambiente, e a esbeltez/deformabilidade. A estrutura pode ser de qualquer tipo: concreto armado, concreto protendido, metálica, madeira, alvenarias ou, ainda, mista.

Votação on-line e premiação

Os projetos serão avaliados e julgados por uma comissão de profissionais formada por membros da ABECE e da Gerdau. Além disso, também será aberta no site do Prêmio uma área de votação, na qual o visitante poderá escolher um dos trabalhos, dentre todas as categorias. O resultado desta votação será on-line e estará aberto a todos os visitantes. 

Os vencedores de cada categoria ganharão troféu alusivo ao evento e os segundos colocados receberão placa alusiva de menção honrosa, além de diplomas de participação no concurso. 

A comissão julgadora selecionará também uma obra merecedora do prêmio “Destaque do Júri”, uma menção honrosa para a obra que se destacar em Sustentabilidade e poderá, ainda, definir critérios para valorizar os trabalhos melhor avaliados na votação pública on-line.

O Prêmio Talento Engenharia Estrutural estimula o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da construção civil. Os vencedores deste ano serão conhecidos no dia 31 de outubro de 2019 no ENECE 2019 - 22º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, que será realizado em São Paulo (SP). 

As inscrições para o 17º Prêmio Talento Engenharia Estrutural vão até o dia 12 de agosto de 2019. Para mais informações acesse o site www.premiotalento2019.com.br.