Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Transformação digital pode gerar onda de crescimento econômico

Transformação digital pode gerar onda de crescimento econômico

Com informações da Agência Brasil - Inovação Tecnológica - 29 de novembro de 2019 1032 Visualizações
/
O movimento de transformação digital também deverá criar uma nova onda de profissões promissoras para o futuro.
[Imagem: Senai/Divulgação]

Transformação digital

A digitalização de indústrias e serviços, um conceito comumente chamado de Indústria 4.0, pode ter um grande impacto em diversos setores da economia em todo o mundo.

Segundo estudo da empresa de dispositivos móveis Ericsson, até 2030, essas tecnologias podem aportar até US$ 3,8 trilhões (R$ 15,86 trilhões) à economia global. O tema foi debatido em um evento promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília.

O processo, denominado transformação digital, envolve a coleta e processamento de grandes quantidades de dados, a aplicação de tecnologias, como o 5G, a inteligência artificial e a internet das coisas, e a disseminação de dispositivos tanto pessoais quanto nas atividades econômicas, como em linhas de montagem.

O estudo da companhia também mapeou quais setores têm maior potencial de geração de receitas neste montante que pode ser gerado com a digitalização. A área de saúde pode chegar a 21% dessas verbas, seguida pela indústria (19%); segmento automotivo e energia (12%); mídia, entretenimento e segurança pública (10%).

Na avaliação dos presentes no evento, o processo de digitalização vai alterar sobremaneira a forma como as atividades econômicas estão estruturadas. Um novo conjunto de negócios ganha importância, relacionado à fabricação de aparelhos e equipamentos, oferta de serviços de conectividade e infraestrutura, habilitação de serviços (como plataformas) e provimento de aplicações (como redes sociais, mecanismos de busca, comércio eletrônico, transporte etc.).