Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Toyota anuncia construção de cidade do futuro, sediada no Japão

Toyota anuncia construção de cidade do futuro, sediada no Japão

ComputerWorld - 10 de janeiro de 2020 1268 Visualizações
Toyota anuncia construção de cidade do futuro, sediada no Japão
Foto: Divulgação/Toyota

Uma cidade criada para simular o futuro da humanidade. Foi com essa premissa que a Toyota anunciou durante a Consumer Electronic Show (CES) a criação da Woven City (Cidade Tecida), projeto que ocupará 175 acres na base do Monte Fuji, no Japão (aproximadamente 710 mil metros quadrados) e com uma população inicial de 2 mil pessoas. 

"Construir uma cidade completa, mesmo em uma escala menor como essa, é uma oportunidade única de desenvolver tecnologias para o futuro, incluindo um sistema operacional digital focado na infraestrutura urbana.” afirmou Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation. 

De acordo com a empresa, o público morador dessa nova cidade será composto por parceiros comerciais e acadêmicos, tanto japoneses como estrangeiros. Mas a ideia é que a cidade também hospede civis e tenha estruturas como corpora de bombeiros, hospitais e postos policiais, para que os casos de sucesso que ocorrerem no local tenham mais chances de serem replicados em outros países. 

Econômica e eficiente 
Ela será planejada para ser auto sustentável, com edificações feitas de madeira tradicional japonesa, telhados cobertos por painéis fotovoltaicos para captar e produzir energia solar e o uso de células de hidrogênio para fornecer outra parte da energia necessária para manter o local. 

Todos os residentes terão acesso à tecnologia de ponto, como inteligências artificiais e robôs dentro das casas para verificar a saúde dos moradores e ajudá-los em tarefas no dia a dia. As vias serão divididas entre carros, veículos lentos (patinetes e bicicletas) e pedestres. Dentro da cidade, apenas, apenas veículos autônomos e sem emissão de carbono serão permitidos nas vias principais.  

A construção da Woven City começa em 2021, por um valor não informado. O responsável por projetar o local futurista será Bjarke Ingels, responsável pelo design de prédios como o 2 World Trade Center e as sedes do Google na Califórnia e Londres. 

*Com informações da Reuters