Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Indústria da construção se reúne em grande estilo na CONEXPO 2020, em Las Vegas

Indústria da construção se reúne em grande estilo na CONEXPO 2020, em Las Vegas

Assessoria de Imprensa - 20 de março de 2020 1131 Visualizações
Indústria da construção se reúne em grande estilo na CONEXPO 2020, em Las Vegas
Realizada a cada três anos, a CONEXPO-CON é o evento obrigatório para os profissionais da indústria da construção. Não é à toa que a edição de 2020, que aconteceu entre os dias 10 e 13 de março, em Las Vegas, nos Estados Unidos, reuniu mais de 2,3 mil empresas expositoras. Em um espaço de 240 mil m2, as participantes aproveitaram os três dias de feira para apresentar ao mercado as principais inovações em termos de equipamentos e soluções em asfalto, agregados, concreto, movimentação de terras, elevação, mineração, entre outras divisões da indústria da construção.
Um dos grandes focos do evento foi mostrar como as fabricantes estão se preparando para o futuro da construção. Temas como inteligência artificial, equipamentos autônomos, Big Data, pequenos gadgets, novas tecnologias energéticas, rodovias sustentáveis e o futuro das próprias cidades estiveram em alta neste ano, fazendo com que a experiência técnica fosse um dos grandes fortes da CONEXPO-COM 2020. Todos esses assuntos foram discutidos mais a fundo durante o fórum Tech Talks. Entre os tópicos abordados no espaço, destacaram-se:
  • Impulsionando decisões com a IA: os insights que a Inteligência Artificial pode reunir para as empresas são incomparáveis. Neste sentido, os dados de construção podem ser usados para identificar os projetos, pessoas e problemas certos antes que seja tarde demais.
  • Cidades inteligentes: a tecnologia para construir cidades inteligentes do futuro está disponível hoje e as soluções digitais já estão fornecendo dados para gerenciar melhor os locais de trabalho. Novas gerações de funcionários da construção aproveitarão o Big Data, a automação avançada e o mapeamento de sites virtuais para construir as cidades inteligentes de amanhã.
  • Edifícios de impressão 3D - possibilidades atuais e implicações futuras: durante o evento, a Branch Technology apresentou sua primeira estrutura de demonstração de uma casa criada inteiramente pela impressão 3D.
  • Transferência de energia sem fio: imagine um veículo elétrico como um Tesla ou BMW dirigindo pela estrada e mantendo uma carga de 60 a 80% por todo o caminho? A transferência de energia sem fio nas estradas, que significa que os veículos elétricos podem carregar enquanto dirigem, também foi um dos destaques do Tech Talks.
"Novas ideias e novas conexões foram os núcleos que quisemos que as pessoas experimentassem na CONEXPO-CON", disse Dana Wuesthoff, diretora do evento. "Os grandes negócios são definitivamente divertidos, mas a tecnologia, a informação e a educação são o que garantem o futuro desse setor e a viabilidade contínua dos negócios”. 
Para além do Tech Talks, a CONEXPO-CON 2020 também serviu de vitrine para que as principais empresas do setor apresentassem seus lançamentos. Confira alguns deles na sequência.

CDE 
A CDE apresentou a linha mais recente de soluções de processamento úmido para mineração, areia e agregados, reciclagem de resíduos de construção e demolição, areias de brita e areias especializadas. Entre os lançamentos da fabricante, o destaque ficou por conta do ComboTM X900, que compõe o portfólio de equipamentos para gerenciamento de água e processamento de materiais por via úmida. 
Concebido especificamente para os processadores de materiais da América do Norte e da América Latina, o equipamento é capaz de processar 500 toneladas por hora de materiais de alimentação, incluindo areia natural e brita, contendo itens indesejados, como argila, sedimentos e outros contaminantes orgânicos. Ele extrai produtos de areia graduada e processada com a qualidade dentro da especificação e os deixa prontos para o mercado diretamente a partir do momento em que saem das esteiras.

Caterpillar
Mais de 30 equipamentos da fabricante norte-americana foram apresentados, incluindo novos produtos das famílias de tratores de esteira, escavadeiras, caminhões articulados e retroescavadeiras. A retroescavadeira 420XE de pivô central, que agora oferece controles montados no assento para um controle da máquina com menor esforço, foi uma das grandes atrações da Caterpillar. Mas não para por aí: a nova motoniveladora 150 AWD, que conta com tração total que ajuda com a tração e as manobras, bem como o caminhão articulado 725, também estiveram entre os lançamentos da marca.
Sobre o 725, as novas funcionalidades do veículo incluem guincho assistido, controle de retardador automático e controle de tração automático avançado, que melhoram a experiência do operador. As melhoras no rendimento incluem até 9% mais de velocidade nas inclinações, 8% de aceleração melhorada e um aumento de 7% na produtividade.

Liebherr
A gigante alemã levou para a feira uma ampla seleção de máquinas de construção e movimento de terra, além de sua linha de componentes para sistemas de acionamento mecânico, hidráulico e elétrico. 
O estande da Liebherr foi ocupado por escavadeiras hidráulicas, carregadores de rodas, carregadeiras e tratores de esteira, máquinas de fundações, manipuladores de materiais, gruas torre, guindastes móveis e de esteiras, e bombas de concreto. No entanto, o destaco ficou por conta da nova série de escavadeiras de esteiras Generation 8, com sete modelos, e de dois novos guindastes: o móvel LTM 1650-8.1 e o sobre esteiras LR 1800-1.0.

Link-Belt
A LBX exibiu uma gama completa de escavadeiras hidráulicas e equipamentos para movimentação de materiais durante a CONEXPO-CON 2020, juntamente com novas ferramentas de trabalho, ofertas de tecnologia progressiva e soluções inovadoras para o canteiro de obras destinadas a tornar o trabalho dos clientes mais fácil, seguro e produtivo.
Ao todo, onze máquinas foram apresentadas no Festival Grounds, incluindo os modelos 750 X4, 350 X4 Long Front, a carregadora de sucatas 250 X4 SL e a nova escavadeira 130 X3E, exclusivamente projetada para o mercado da América Latina.

Metso
Neste ano, a Metso aproveitou o evento para lançar o novo britador MX3 e um equipamento móvel equipado com a versão MX4, o novo Lokotrack LT4X. Segundo a multinacional, o Lokotrack LT4MX oferece excelente desempenho para aplicações exigentes de produção de agregados. 
O equipamento foi projetado para aumentar a segurança e reduzir o impacto ambiental, com atenção às emissões reduzidas de dióxido de carbono (CO2) e à supressão de poeira e ruído. Além disso, ele oferece excelente eficiência energética com acionamento direto por correia trapezoidal. 
Entre os recursos extras da solução, se sobressaem um alimentador vibratório, o transportador lateral opcional para separação de finos e a tremonha grande, que fornece alimentação contínua ao triturador e atua como uma caixa de descarga. Como uma operação independente, a unidade de alimentação permite a alimentação da carregadeira de rodas.

Manitowoc
Entre os dez guindastes apresentados pela Manitowoc Cranes, seis deles fizeram sua estreia em Las Vegas. Os novos equipamentos foram o Grove GRT9165 para terrenos acidentados, o todo terreno GMK5250XL-1, o guindaste sobre caminhão TMS500-2, o telescópico sobre esteiras GHC140, a grua torre Potain Hup M 28-22 automontável, e o guindaste National Crane NBT60L montado sobre caminhão.

Saldo positivo em meio à pandemia
Mesmo sendo encerrada um dia antes do previsto em decorrência da pandemia do COVID-19, a Conexpo-CON deste ano foi concluída com sucesso, de acordo com os organizadores. A gerência do evento trabalhou em estreita colaboração com a Autoridade de Convenções e Visitantes de Las Vegas e com o Distrito de Saúde do Sul de Nevada para garantir que expositores, vendedores e participantes recebessem serviços de limpeza e desinfetantes para as mãos para ajudar a reduzir a propagação de germes e permitir que a participação de todos acontecesse de maneira saudável e segura. 
De acordo com Mary Erholtz, vice-presidente de marketing da Superior Industries e presidente da feira, a edição de 2020 se consagrou como uma das melhores de todos os tempos. “Nós nos referimos a CONEXPO-CON como um show de 'heavy metal', mas é mais do que isso. Também são pequenos equipamentos, educação e tecnologia. E isso se refletiu de todas as formas durante a semana”, disse. 
Outros acontecimentos de destaque do evento, incluíram:
  • Parceria com mulheres em grupos de construção para destacar o crescente papel que elas desempenham na indústria, incluindo a revelação do maior estatuto impresso em 3D do mundo de um ser humano para honrar o crescente papel que as mulheres desempenham na indústria da construção.
  • Área de soluções de força de trabalho no Festival Lot que apresentou as melhores práticas de recrutamento do setor.
  • Primeira Fluid Power Hour da feira IFPE, que contou com uma oportunidade para os engenheiros se conectarem com seus colegas no salão da feira.