Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Primeiro projeto na China com desenvolvimento orientado ao transporte está em construção
INOVAÇÃO

Primeiro projeto na China com desenvolvimento orientado ao transporte está em construção

Archdaily - 10 de julho de 2020 1369 Visualizações
Primeiro projeto na China com desenvolvimento orientado ao transporte está em construção

Após 13 anos de esforço coletivo a Ronald Lu & Partners anunciou a conclusão da primeira fase do Tianhui TODTOWN: o primeiro empreendimento orientado pelos conceitos do TOD na China. O projeto que promove a sustentabilidade, o transporte de massa e o senso de comunidade em Xangai leva o conceito de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Público (TOD), importante no desenvolvimento das áreas urbanas da China, para o próximo nível.

Com mais de 60 projetos baseados em TOD na China, os projetos arquitetônicos da Ronald Lu & Partners estão evoluindo e vêm assumindo várias formas ao longo do tempo. O mais recente conceito, TOD 4.0, implementado no Tianhui TODTOWN, "envolve um desenvolvimento de uso misto de alta densidade criado junto do centro de transportes a comunidades vizinhas, produzindo um ambiente de vida completo".

Gerando um conjunto de megacidades, com opções de transporte para passageiros e veículos, o Tianhui TODTOWN atrai e retém talentos, aumentando o valor da terra circundante e lançando as bases para a reconstrução de regiões adjacentes no futuro. Com uma área bruta de construção (AGF) de 700.000 metros quadrados, o projeto cria um ambiente completo que integra espaços funcionais, incluindo uma estação de metrô, uma estação ferroviária interurbana de alta velocidade, um espaço residencial de baixa e alta densidade um prédio de escritórios de classe A; com espaço comercial, um hotel e um centro comunitário.

Na Ásia, onde muitos países continuam experimentando a migração das áreas rurais para as urbanas, o planejamento urbano ainda adota inadequadamente várias características de design norte-americanas - em particular o planejamento centrado em veículos. Se isso continuar, muitas cidades de nível 1 e 2 na China provavelmente aumentarão para dobrar ou triplicar seu tamanho atual, levando a enormes pegadas de energia e carbono. O TOD promove uma relação simbiótica entre complexos de transporte público e densos espaços urbanos multifuncionais. O TOD 4.0 adiciona um 'efeito de dupla camada' que cria uma vida melhor para ainda mais comunidades. -

Bryant Lu, vice-presidente da RLP.

Planejado para ser totalmente concluído em 2024, o Tianhui TODTOWN será um catalisador para desenvolvimentos futuros. Ao unir dois lotes de terra, previamente divididos por linhas ferroviárias, o projeto cria um subcentro da cidade, onde uma sala de intercâmbio de trânsito e um shopping center são fundidos em um centro de transporte multiuso. Já imaginando o TOD 5.0, uma fusão de um ambiente ecológico orientado para as pessoas e edifícios inteligentes com tecnologia inteligente, Ronald Lu & Partners acredita firmemente que isso pode liderar o futuro do desenvolvimento urbano na China.

O modelo TOD ajuda a desbloquear o potencial das cidades e economiza energia, enquanto ainda beneficia os moradores. Simplesmente, esta é a melhor solução para a contínua urbanização da China. Com mais de 10 anos de experiência em tais projetos, a RLP é pioneira em TOD. Lançamos nosso “Top Ten Principles of TOD” cinco anos atrás, explicando como resolver questões ambientais, sociais e econômicas por meio do design. Com o TOD 5.0, ajudaremos a criar comunidades verdes avançadas que possuem transporte público no centro de seus projetos.-- Bryant Lu, Vice Chairman of RLP.

Arquitetura: Ronald Lu & Partners (RLP)
Nome do Projeto: Tianhui TODTOWN
Localização: Minhang District, Shanghai, China
Data de finalização: 2024
Área Construída: 700,000 m²
Desenvolvedores: Sun Hung Kai Properties, Shanghai City Development, Shanghai Minhang City Investment
Nome do Projeto: ICC Country Garden Sanlonghui
Arquitetos: Ronald Lu & Partners (RLP)
Localização: Shunde, Foshan, Guangdong, China
Data de Conclusão: 2022
Área Construída: 518,000 m²
Desenvolvedores: Country Garden Group, Shunde Metro, MTR Corporation Limited