Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Governo pretende dobrar transporte ferroviário em oito anos
LOGÍSTICA

Governo pretende dobrar transporte ferroviário em oito anos

AECWEB - 31 de julho de 2020 1429 Visualizações
Governo pretende dobrar transporte ferroviário em oito anos

Segundo Tarcísio de Freitas, consecução deste objetivo deverá ser garantida a partir das concessões de ferrovias planejadas do Executivo (Créditos: Jaboticaba Fotos/ Shutterstock)

 Em webinar promovido pela Revista Ferroviária, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, informou que o plano do Governo federal é dobrar, no período de até oito anos, a participação das ferrovias no total de transportes no Brasil.

Atualmente, o modo ferroviário responde por 15% do ecossistema de transporte brasileiro. Sendo assim, a meta é ampliar esta porcentagem para mais de 30%. Freitas defendeu que a consecução deste objetivo deverá ser garantida a partir das concessões de ferrovias planejadas do Executivo.

“A estratégia ferroviária pretende reequilibrar a matriz de transportes e dobrar a participação do modo ferroviário em oito anos, a partir dos investimentos planejados e plantados. Vamos trazer inovações para o marco regulatório de maneira que facilite a chegada do investimento privado”, disse o ministro.

Freitas defendeu e ressaltou os benefícios das concessões. Segundo ele, este modelo poderá gerar investimentos e melhorar a qualidade do serviço com redução dos tempos de viagem, melhoria da segurança e diminuição dos custos de operação.

No encontro, o ministro também citou que o Governo pretende promover a renovação antecipada de contratos. A estimativa é de que os investimentos mobilizados com essas medidas podem ficar entre R$ 40 bilhões e R$ 100 bilhões.

(Com informações da Agência Brasil)