Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Capítulos

Planejar para construir

Capítulos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Capítulo II

Desenvolvimento sustentável, qualidade, controle tecnológico e relatórios

13.4. Desenvolvimento sustentável: gestão ambiental e normas

13.4.1. Primeiras definições

 Desenvolvimento Sustentável (DS), busca conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, ainda, ao fim da pobreza no mundo.
A humanidade de hoje tem a habilidade de desenvolver-se de uma forma sustentável, entretanto é preciso garantir as necessidades do presente sem comprometer as habilidades das futuras gerações em encontrar suas próprias necessidades.
Desenvolvimento Sustentável (DS), que pode ser definido como: equilíbrio entre tecnologia e ambiente, relevando-se os diversos grupos sociais de uma nação e também dos diferentes países na busca da equidade e justiça social.
O DS tem seis aspectos prioritários que devem ser entendidos como metas:
. satisfação das necessidades básicas da população (educação, alimentação, saúde, lazer, etc);
. solidariedade para com as gerações futuras (preservar o ambiente de modo que elas tenham chance de viver);
. participação da população envolvida (todos devem se conscientizar da necessidade de conservar o ambiente e fazer cada um a parte que lhe cabe para tal);
. preservação dos recursos naturais (água, oxigênio, etc);
. elaboração de um sistema social garantindo emprego, segurança social e respeito a outras culturas (erradicação da miséria, do preconceito e do massacre de populações oprimidas, como por exemplo os índios);
. efetivação dos programas educativos.
Conseqüentemente, pode-se afirmar que o elemento central e distintivo da metodologia proposta para a elaboração e implantação das agendas nacionais é a participação ampla, em todo o processo (confecção, implantação, acompanhamento e avaliação), dos atores sociais relevantes, os stakeholders: governos, empresas, universidades, sindicatos, ONG's e organizações sociais de base, igrejas, grupos indígenas etc.