Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Capítulos

Mineração, setor metalúrgico, celulose e papel e industrias de cimento

Capítulos 1 2 3 4

Capítulo IV

Industrias

29.4. Industrias do cimento

29.4.3. Parque industrial moderno

·         a indústria do cimento no Brasil possui um parque industrial moderno e opera com altos níveis de eficiência energética quando comparados aos de outros países, o que resulta em redução da queima de combustíveis e, consequentemente, na liberação de menos CO2.

         Isso ocorre porque 99% do cimento brasileiro é produzido por via seca, processo industrial que garante a diminuição do uso de combustíveis em até 50%.

·         além disso, torres com pré-aquecedores e pré-calcinadores reaproveitam os gases quentes da saída do forno para pré-aquecer a matéria-prima previamente à entrada do forno, diminuindo ainda mais o consumo de combustíveis.

·         com isso, de acordo com o Balanço Energético Nacional, elaborado pelo MME (Ministério de Minas e Energia), o setor atinge níveis de consumo térmico da ordem de 653 kcal/kg de cimento e elétrico de 104 kWh/ton de cimento, confirmando a posição da indústria nacional como uma das mais eficientes em consumo específico de energia, abaixo dos padrões médios mundiais.