Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Capítulos

Empreendedor e gestor de projetos

Capítulos 1 2 3 4 5 6 7

Capítulo VI

Riscos

35.16. Gestão de riscos

35.16.1. Introdução

1 - Risco é definido como um perigo: exposição à perda ou ao dano.

Assim, risco refere-se à possibilidade de que algum acontecimento desfavorável venha a ocorrer, vinculados a distribuições diretas de probabilidades de cada serviço ou evento que constitui a planilha de negócios de um projeto, e as indiretas que afetam o conjunto de estimativas básicas estabelecidas como premissas na obtenção do custo do projeto.

Por exemplo:

risco direto: serviços de fundações, estrutura, instalações, aquisição de equipamentos, período de chuvas intensas anormais na região em que se esteja executando o projeto.

2 - riscos na aquisição do pré-fabricado, por exemplo: projetos de arquitetura e engenharia incompletos; planejamento inadequado; contratações sem uma pesquisa de maior profundidade (capacidade técnica e econômica, localização, capacidade de produção, entre outros tantos)

3 - risco indireto: variação cambial acima das projeções de governo etc.

4 - outros riscos: ambiental, financeiro, legal, empresarial, do país, do negócio, tecnológico, operacional, externo e interno à empresa.

 A fim de evitar maiores conseqüências na implantação de um projeto, convém que as melhores fontes de informações e técnicas disponíveis sejam utilizadas ao analisar conseqüências e probabilidades de seus efeitos.

Por exemplo: 

1 - experiências anteriores;

2 - práticas e experiências do setor em que se insere o projeto;

3 - publicações pertinentes e pesquisa de mercado;

4 - modelos econômicos;

5 - modelos de engenharia;

6 - opinião de especialistas e auditores.