Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Capítulos

Mobilidade Urbana

Capítulos 1 2 3

Capítulo I

Mobilidade urbana

31.1. Transporte Urbano

shadownbox
 
 
 
 
 
É de responsabilidade da Prefeitura o gerenciamento, planejamento e a fiscalização do transporte coletivo, alternativo, escolar, de táxi e dos micro-ônibus para pessoas com deficiência. A área de atuação se estende aos veículo de transporte animal e motofrete.
 
Planejamento
 
Análise das estatísticas de ônibus (número de passageiros, quilometragem percorrida, número de viagens), dos alternativos e do transporte de pessoas com deficiência
Cadastro e controle da frota e de pessoas com deficiência
 
Inclusão e exclusão de veículos;
Cálculo tarifário;
Custo operacional por linha, empresa e sistema de transporte;
Auditoria nas empresas de ônibus e alternativos;
Análise de planilhas operacionais e itinerários das linhas do sistema de transporte;
Alterações de itinerários, mudança de pontos, de horários, desvios devido a obras ou interdições;
Criação de linhas de ônibus;
Vistoria dos abrigos e pontos de ônibus e táxi;
Substituição ou instalação dos abrigos e pontos de ônibus e táxi;
Análise de processos de loteamentos a ser implantados.

A Secretaria de Transportes é responsável pelo controle e manutenção do trânsito do município, desde a fiscalização das vias públicas e comportamento de motoristas e pedestres até a elaboração de projetos de engenharia de tráfego, pavimentação, construção de obras viárias e gerenciamento de serviços tais como os de táxis, alternativos, ônibus, fretados e escolares.

As avenidas duplicadas e pavimentadas e diversos semáforos facilitam o trânsito da cidade, mas o crescimento no número de veículos nos últimos dez anos está gerando um tráfego cada vez mais lento de carros, principalmente na Sede do município.
 
Além disso, tem se tornado difícil encontrar vagas para estacionar no centro comercial da cidade, o que vem gerando alguns prejuízos ao comércio.

A cidade conta com dezenas de linhas de ônibus urbano e interurbano, ligando cidades vizinhas, como Taubaté, Jacareí, Caçapava, Monteiro Lobato, Jambeiro, Paraibuna, Guararema, Santa Isabel e até Mogi das Cruzes.
 
Atualmente três empresas operam o sistema de ônibus urbano:
 
Saens Peña, no lote 1;
CS Brasil, no lote 2;
Expresso Maringá, no lote 3.
 
A integração total das linhas, implantada em 2011 e disponível através da utilização do cartão eletrônico, tem gerado uma maior adesão a este meio, contribuindo assim para a diminuição da poluição do município que tem se agravado. 

Terminal Rodoviário Urbano
Praça dos Expedicionários, Centro
A URBAM administra o Terminal Rodoviário Urbano do município sendo responsável pela manutenção do prédio, serviços de limpeza e vigilância 24 horas.

Educatrânsito
 
Entre os diversos programas, destacamos :
 
Programa Área Escolar Segura
 
Atravessar na faixa de pedestre, usar o cinto de segurança, não parar em fila dupla são algumas das orientações passadas pela equipe que atua no Área Escolar Segura.
 
O programa está articulado em dois eixos, um de atuação direto com as escolas nas atividades do projeto Escola Amiga do Trânsito,  e outro eixo de interveções comunitárias que inclui palestras, abordagens na porta das escolas e campanha volta às aulas.
 
O programa atende escolas públicas e particulares, desde a educação infantil até a universidade.